Continuação de temperaturas altas motivam alerta amarelo em 6 distritos

ouvir notícia

Évora e Beja com máxima de 37º

A continuação de temperaturas altas levou a Direcção-Geral de Saúde (DGS) a colocar hoje em alerta amarelo seis distritos devido ao risco de efeitos na saúde das populações.

Dois desses distritos, Évora e Beja merecem também um aviso amarelo por parte do Instituto de Meteorologia (IM) – o segundo numa escala crescente de quatro níveis de gravidade – por estar prevista uma temperatura máxima para hoje de 37 graus Celsius naquelas duas cidades.

- Publicidade -

Além dos distritos do Alentejo, estão sob alerta amarelo da DGS, o segundo numa escala de três, os de Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Setúbal, com previsões de temperatura máxima de 34º (Castelo Branco e Portalegre) e de 32º para os restantes.

A DGS salienta que a exposição a temperaturas elevadas durante vários dias pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos, pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos, antidepressivos e neurolépticos.

Estão também mais sujeitos aos efeitos do calor na saúde as pessoas que trabalham expostas ao Sol ou ao calor e quem possui más condições de habitação.

Para prevenir danos das altas temperaturas, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar, evitar bebidas alcóolicas, procurar manter-se em ambientes frescos nos momentos de maior calor e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB.

Para hoje, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo, podendo apresentar-se temporariamente muito nublado no interior, durante a tarde, onde se podem verificar trovoadas.

Quanto a máximas, o IM prevê 21º para o Porto, 32º para Lisboa, 29º para Faro, 23º para Ponta Delgada e 25º para o Funchal.

HM

Lusa/JA

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.