Copo ecológico e Movimento Zero Desperdício voltam ao Festival MED

ouvir notícia

.

A organização do Festival MED vai reeditar este ano duas iniciativas lançadas em edições anteriores com o objetivo de aliar a este evento cultural as questões ambientais e sociais: o copo ecológico e a integração no Movimento “Zero Desperdício”.

Em 2016, o copo ecológico volta a ser oferta para quem adquirir um bilhete do MED. A ideia é contribuir para a redução da produção de resíduos, nomeadamente copos de plástico utilizados para consumo de bebidas dentro do recinto, substituindo-os por um copo de material 100% reciclável, 25 vezes menos poluente.

Lançado em 2014, este copo “permitiu reduzir a produção de plástico em quase 1 tonelada por noite, o que tem um impacto significativo não só no ambiente mas também nos custos com a recolha dos resíduos”, revela a organização.

- Publicidade -

Recorde-se que o MED foi um dos eventos pioneiros em Portugal a aderir ao copo ecológico, manifestando, desde logo, uma preocupação pelas questões ambientais que, de resto, são indissociáveis do seu conceito.

Com o objetivo de promover a coesão social, a autarquia de Loulé associou o Movimento “Zero Desperdício” ao Festival MED, na edição transata, e este ano volta a ser uma aposta.

Esta iniciativa, que conta com o envolvimento de várias entidades, nomeadamente a Refood, a Associação Existir, o Banco de Voluntariado e a Divisão de Coesão Social e Saúde da autarquia, recolheu em 2015 mais de 200 quilos de comida confecionada e não consumida ao fim das três noites de festival, que foi entregue a famílias carenciadas.

Para os responsáveis municipais, a integração deste projeto, ao qual a Câmara de Loulé aderiu em 2015, no Festival MED reveste-se de especial importância para sensibilizar a comunidade para a problemática do desperdício alimentar, do consumo responsável e do acesso à alimentação e, por outro lado, para apoiar as famílias com menos recursos.

A par de um cartaz de elevada qualidade artística e de um programa cultural de peso, a organização do Festival MED pretende que este evento seja também uma referência pelas políticas de carácter ambiental e de promoção da coesão social que apresenta.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.