Coreia do Norte anuncia reforço de arsenal

ouvir notícia

A Coreia do Norte anunciou hoje que vai reforçar o arsenal nuclear, sem esclarecer os meios, para responder ao que define como hostilidade americana, noticiou a agência oficial norte-coreana, KCNA.

“Os recentes desenvolvimentos na Península Coreana mostram que a DPRK (Coreia do Norte) tem necessidade de reforçar o seu dispositivo de dissuasão nuclear de uma forma nova para responder à política de hostilidade persistente dos Estados Unidos e à ameaça militar”, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros norte coreano, citado pela agência.

A Coreia do Norte reivindicou a 12 de maio um feito em matéria de fusão nuclear, celebrado pela propaganda com um “avanço decisivo” na procura de novas fontes de energia.

- Publicidade -

O anúncio de hoje da Coreia do Norte surge numa altura em que a Coreia do Sul e os Estados Unidos querem obter do Conselho de Segurança das Nações Unidas sanções contra Pyongyang, depois do naufrágio, em março, de uma corveta sul coreana, atribuído ao norte.

As Nações Unidas devem fazer ver à Coreia do Norte que o seu comportamento é “inaceitável”, disse no domingo, no Canadá, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, avisando desde logo a China, principal aliada de Pyongyang, para qualquer atitude “cega”.

NV.

Ao abrigo do Acordo Ortográfico

JA/Lusa

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.