Cortejo histórico regressa ao Dia da Cidade em Vila Real de Sto António

ouvir notícia

O cortejo histórico e etnográfico vai percorrer a Avenida da República e terminará na Praça Marquês de Pombal, onde estará instalada a Feira Iluminista

O cortejo histórico e etnográfico, que se transformou num dos pontos altos do Dia da Cidade (13 de maio), vai voltar este ano a Vila Real de Santo António. O ano passado foi substituído por um desfile de “quadros” históricos que decorreu na Praça Marquês de Pombal.

Vila Real de Santo António assinala na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, o 239.º aniversário da sua fundação com um programa cultural, musical e a habitual sessão solene, durante a qual serão homenageados cidadãos vila-realenses que se destacaram pelo seu mérito dentro e fora do país.

As celebrações começaram ontem, quinta-feira, às 18h00, na Biblioteca Municipal, com a conferência “Os 500 anos da Fundação de Santo António de Arenilha”. Conduzida pelo historiador Fernando Pessanha, a sessão centrou atenções na história da então existente povoação de pescadores, situada na margem portuguesa da foz do Guadiana. Também esta quinta-feira, o Centro Cultural António Aleixo recebeu o espetáculo “Tejo-Tietê”, com a cantora vila-realense Susana Travassos e o compositor-violonista brasileiro Chico Saraiva.

- Publicidade -

Feira histórica começa no sábado

Amanhã, sábado, às 10h00, é inaugurada a Feira Histórica, na Praça Marquês de Pombal. Até segunda-feira, 13 de maio, entre as 10h00 e as 23h30, a Praça recua à Idade das Luzes, com um conjunto de recriações de época.

Segue-se, às 10h30, no Centro Cultural António Aleixo, a abertura da exposição filatélica da Secção de Colecionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários VRSA, alusiva aos 500 anos da fundação de Santo António de Arenilha.
À noite, pelas 21h30, tem lugar o Encontro de Bandas Filarmónicas, na Praça Marquês de Pombal.

Homenagem a Manuel José

No dia 13 de maio, feriado municipal, as celebrações iniciam-se com a Sessão Solene Comemorativa da Fundação, no Centro Cultural António Aleixo, às 9h30. Durante a cerimónia, serão distinguidas diversas personalidades de Vila Real de Santo António – entre as quais o treinador Manuel José, que será homenageado com a Medalha de Mérito –, bem como os melhores alunos do concelho.

Também durante a sessão solene será assinado o Contrato de Gestão de Área Dominial da Frente Ribeirinha de Vila Real de Santo António. O ato contará com a presença de João Carvalho, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM).

Pelas 11h00, também no Centro Cultural, será apresentado o selo e carimbo alusivos aos 500 anos da fundação de Santo António de Arenilha.

Já às 11h15 terá lugar o lançamento do livro “Manuel José: um Faraó de VRSA”, da autoria de Neto Gomes. A obra presta homenagem ao ex-treinador de clubes como o Sporting, o Boavista, o Benfica o Al-Ittihad ou o Al-Ahly e dá destaque ao percurso além-fronteiras deste vila-realense.

Cortejo pelas ruas da cidade

Ainda no dia 13, às 18h00, realiza-se o Cortejo Histórico e Etnográfico, cujo percurso, com início no Arquivo Histórico Municipal, percorrerá as principais ruas da cidade, e terminará na Praça Marquês de Pombal.

A programação encerra a 23 de maio, com a apresentação do livro “VRSA há 90 anos: figuras, factos e histórias verídicas”, de Tacão Monteiro, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, às 18h00.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.