‘Costa Concordia’ já voltou à superfície

ouvir notícia

.

Foram necessárias 19 horas de trabalho mas a missão está cumprida. O paquete italiano naufragado está de novo à tona.

Passavam poucos minutos das 4h locais (menos uma hora em Lisboa) quando foi dada por terminada a operação para voltar a colocar o ‘Costa Concordia’ na vertical. O toque das sirenes do próprio navio assinalou o feito, 19 horas depois de ter sido iniciada a ambiciosa operação de resgate naval.

Foi com satisfação que Franco Gabrielli, chefe da agência de Proteção Civil que supervisionou os trabalhos, comunicou que o navio, encalhado na costa da ilha italiana de Giglio desde janeiro de 2012, está agora a “zero graus”.

- Publicidade -

As operações para endireitarem o paquete foram mais lentas do que inicialmente previsto devido ao mau tempo que se faz sentir na região, obrigando os mais de 500 especialistas adjudicados à tarefa a trabalharem noite dentro.

O navio de 290 metros – mais longo do que o ‘Titanic’ e duas vezes mais pesado – emergiu gradualmente do mar junto à ilha Giglio, na Toscânia. Para Franco Porcellacchia, o vice-presidente de Carnival Corporation, responsável pela operação, “foi uma operação perfeita”. Para a história fica o registo de uma operação de engenharia milionária e tecnicamente sem precedentes.

A cargo das empresas Titan Salvage (EUA) e da italiana Micoperi, os custos deste resgate serão suportados pela proprietária do ‘Costa Concordia’, a Costa Cruzeiros, do grupo Carnival. A viagem final do paquete está prevista para a próxima primavera, rumo ao porto de Piombino, onde será desmantelado.

Mafalda Ganhão (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.