Covid-19: Noventa por cento dos portugueses concordam com estado de emergência

ouvir notícia

Um total de 90% dos Portugueses concordam com a decisão do Presidente da República na declaração do estado de emergência, mas 52% consideram que a decisão já deveria ter sido tomada há mais tempo, segundo uma sondagem da Marktest a que o JA teve acesso.

De acordo com o estudo de opinião, realizada a 18 e 19 de março (quarta e quinta-feira), a pandemia do Covid-19 leva a que 42% dos portugueses se encontrem numa situação de teletrabalho atualmente e 70% acredita que Portugal vai enfrentar o problema do Coronavírus e das suas limitações durante os próximos 3 meses.

O maior receio dos portugueses é sem dúvida a Taxa de Mortalidade do Coronavírus (35%). A Marktest realizou uma sondagem de opinião, junto da população portuguesa, logo após a comunicação do Presidente da República, quarta-feira, sobre a declaração do estado de emergência nacional, devido à pandemia do Coronavírus.

- Publicidade -

Da análise dos resultados constata-se que 90% concorda com a decisão do Presidente da República em declarar o estado de emergência. Quanto ao momento da decisão as opiniões dividem-se: 52% considera que a decisão já deveria ter sido tomada e 42% consideram que foi tomada na altura certa.

Apenas 6% consideram que a decisão deveria ser adiada por mais algum tempo.

Nota Técnica:

A presente sondagem foi realizada pela Marktest, através de CAWI (Computer Assisted Web Intereview), junto de uma amostra de 501 inquiridos, com mais de 18 anos , residentes em Portugal Continental . Os resultados do estudo foram ponderados e extrapolados para o universo em estudo ( 8.250.000) .

A recolha da informação decorreu entre as 21h00 do dia 18 de Março e as 16h00 do dia 19 de Março de 2020. A selecção dos entrevistados, fez-se com recurso ao Access Panel da Marktest. A partir deste Access Painel, procedemos a extrações aleatórias de potenciais entrevistados, de acordo com as regras definidas ao nível da seleção amostral ( método de quotas pelas varíaveis, género, idade e região Marktest) . Para garantir a segurança da comunicação online, a Marktest utiliza um protocolo de segurança que permite salvaguardar a leitura e interceção, por terceiros, dos dados transmitidos no momento do preenchimento do inquérito.

O Access Panel da Marktest encontra-se devidamente registado na C.N.P.D. e a Marktest assegura um controlo rigoroso de qualidade e veracidade da informação registada pelos internautas inscritos no nosso Access Panel, bem como na gestão da selecção dos mesmos para as entrevistas que realizamos. Desde o dia 25 de Maio de 2018, temos em vigôr o RGPD ( Politica de Privacidade Marktest – http://www.marktest.com/wap/a/q/id~106.aspx) . De assinalar ainda que a cumprimos integralmente com “28 Questions to Help Buyers of Online Samples” – ESOMAR.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.