COVID-19: Albufeira distribui 300 mil euros de material informático aos alunos

ouvir notícia

A Câmara de Albufeira vai investir 300 mil euros em equipamentos informáticos e ligações à Internet para distribuir pelos alunos dos três agrupamentos escolares do concelho, para apoiar as aulas à distância no terceiro período letivo.

Em comunicado, o município adianta que adquiriu 694 ‘tablets’ com ‘software’ de gestão de sala de aula para o ensino básico, 612 ‘routers’ sem fios com três meses de serviço de banda larga móvel e acesso à Internet e, ainda, 110 portáteis para os alunos do ensino secundário, num investimento de cerca de 300 mil euros.

Citado na nota, o presidente do município algarvio, José Carlos Rolo, sublinha que se trata de “mais uma medida de apoio às famílias, no âmbito da pandemia da covid-19, que visa promover a igualdade de oportunidades no acesso à educação, permitindo aos alunos acompanharem o Plano Nacional de Ensino à Distância com sucesso”.

- Publicidade -

Segundo o autarca, o processo foi conduzido em articulação com os três agrupamentos escolares do concelho, que, a pedido da autarquia, fizeram o levantamento das necessidades de equipamento informático e acesso à Internet dos alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclo e ensino secundário.

Com base nesse levantamento, o município preparou os procedimentos de aquisição, no sentido de “disponibilizar todos os equipamentos e ferramentas necessários” para que os alunos do básico e secundário tenham acesso às aulas e aos conteúdos digitais.

A medida visa promover “a igualdade de oportunidades” e “contribuir para o sucesso escolar”, numa fase em que, devido às restrições para travar a propagação do novo coronavírus, é necessário recorrer ao ensino à distância.

“Este é um novo desafio, para o qual temos de estar à altura para que ninguém fique para trás”, concluiu José Carlos Rolo.

As câmaras de Lagos, Portimão e Lagoa, também no distrito de Faro, já tinham, igualmente, anunciado a disponibilização de equipamentos informáticos e ligações à Internet para apoiar as aulas à distância no terceiro período.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), no Algarve há 328 casos de infeção confirmados e registo de 12 mortos associado à covid-19.

Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da DGS sobre a pandemia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 206 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.