Covid-19: Algarve fica com 30 escolas abertas

ouvir notícia

O Algarve conta com 30 escolas abertas na região, o mínimo de uma instituição por concelho, para garantir as refeições dos alunos mais carenciados e acolher os filhos de pessoal hospitalar e de emergência, segundo dados do Ministério da Educação.

Olhão é o concelho que tem um maior número de escola abertas, com seis instituições de ensino disponíveis, seguido de Loulé com cinco e Faro com quatro. 

Portimão e Alcoutim contam com duas escolas abertas nos seus concelhos, enquanto o resto dos municípios do Algarve tem uma escola disponível.

- Publicidade -

Estas escolas serão a exceção à decisão de encerrar todos os estabelecimentos de ensino desde creches a universidades e politécnicos, uma das medidas avançadas no final da semana passada pelo Governo para tentar controlar a disseminação do covid-19.

Num país em Estado de Alerta, o ensino faz-se à distância e cerca de dois milhões de alunos ficam em casa. Só os filhos de profissionais de saúde e das forças de segurança é que poderão ter que continuar a ir à escola, para que os pais possam ir trabalhar.

A decisão de juntar as crianças numa escola para que os profissionais de saúde e de segurança pudessem continuar a trabalhar foi criticado pela Ordem dos Médicos e sindicatos, que alertaram para o perigo em que estariam as crianças e famílias.

A ministra da Saúde explicou à agência Lusa, no domingo, que em alternativa às escolas, os pais podem também optar por escolher uma pessoa para ficar com os filhos e essa educadora ficará com o subsídio que os pais receberiam se ficassem em casa a tomar conta dos filhos.

No entanto, as escolas estarão também abertas para garantir que as crianças mais desfavorecidas não perdem o direito às refeições devido à situação de emergência que se vive no país.

A lista de todas as escolas abertas no Algarve está disponível aqui.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.