Covid-19: Álvaro Araújo defende testagem massiva em VRSA

ouvir notícia

Álvaro Araújo, candidato do PS à Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, dirigiu, hoje, uma carta aberta à presidente da edilidade, Conceição Cabrita, em que sugere uma testagem massiva da população, à Covid-19, à semelhança do que a autarquia vizinha de Castro Marim está fazer.

Carta aberta à Presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Na qualidade de cidadão e candidato do PS-VRSA à CM devo expressar publicamente a minha preocupação para com o número de novos casos diários de COVID-19 que continuam a aparecer no nosso Concelho. Os números são tanto mais preocupantes, se tivermos em conta a dimensão do nosso território e o número de habitantes com a proporção dos totais diários nacionais. Temos 157 casos ativos no dia de hoje e somámos 12 novos casos nas últimas 48 horas. Não podemos nem devemos falsear a realidade que nos tem sido adversa nos últimos meses. Realidade essa que assumiu uma dimensão maior do que, aparentemente, foi previsto e que continua a infligir duras consequências aos vila-realenses.

- Publicidade -

Refiro-me à estagnação de todas as atividades económicas no Concelho, às escolas fechadas, às empresas paradas e ao turismo que continua sem o menor vislumbre de retoma. Este é também o eco de uma situação nacional, provocada pelo estado de emergência em que o país se encontra e pelo confinamento obrigatório que a todos cumpre respeitar.

Enquanto cidadão e candidato à CM de VRSA, sinto que tenho o dever de apelar à consciência de quem é ainda responsável por conduzir os destinos do Município e apresentar aquela que me parece ser, no momento, a resposta mais lúcida e efetiva para combater os impulsos pandémicos no nosso Concelho, que continuam fora de controlo. Seguindo uma linha de diretivas propostas na primeira pessoa pelo pneumologista Carlos Robalo Cordeiro e considerando os vários tipos de testes que já se encontram disponíveis, proponho a adoção de uma estratégia massiva de testagem à população vila-realense. Esta estratégia deve, obviamente, ser ponderada e organizada de forma responsável e em articulação com todas as unidades de saúde ao nível local e regional. Apelo ainda à sensibilidade de todas as forças políticas do Concelho para unirem esforços neste processo que tem um objetivo comum. Reporto ainda, inclusivamente, a ação de testagem que está a decorrer no concelho de Castro Marim e amplamente divulgada nas últimas horas.

A ideia clara que nos foi passada por aquele pneumologista foi que, objetivamente, os testes cheguem a todos e o quanto antes, independentemente do grupo a que pertence cada cidadão. Devem, primeiramente, ser tidos em conta os grupos de maior risco ou que apresentem maior suscetibilidade de infeção, não obstando que o objetivo final seja chegar a cada um de nós.

Essa testagem em massa vai permitir identificar e controlar as cadeias de disseminação e reprimir de forma sólida os novos contágios. Deste modo, poderemos voltar a trabalhar com segurança e proporcionar à população vila-realense uma solução responsável e inclusiva, em que cada um de nós constituirá menos um foco de contágio. A atitude preventiva, preconizada pelo uso de máscaras certificadas e o distanciamento social devem continuar a ser postos em prática. Vamos continuar a empreender um esforço de conjunto que vai vencer o vírus e devolver-nos a vida que tínhamos antes deste pesadelo!

Agradeço em nome de todos os cidadãos de Vila Real de Santo António.

Álvaro Araújo”

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.