Covid-19: Castro Marim suspende mercados e fecha piscinas

ouvir notícia

Covid-19: Castro Marim suspende mercados e fecha piscinas

Em virtude da pandemia do novo coronavírus covid-19, a Câmara Municipal de Castro Marim cancelar vários eventos e estruturas municipais, entre as quais mercados mensais,piscinas municipais e transportes dependentes da autarquia.

A decisão foi tomada em reunião do executivo, cargos de chefia e delegado de saúde local, com o fim de articular as melhores medidas de contingência.

- Publicidade -

O executivo manifesta a confiança e reitera que está a seguir as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), “sendo esta a entidade técnica responsável e a autoridade máxima nacional na matéria, cabendo à autarquia definir qual a forma de atuação municipal mais adequada de forma a minimizar o risco de transmissão do coronavírus”.

O município garante que não hesitará em tomar as medidas necessárias para fazer face à pandemia, concretizando já a partir de hoje algumas decisões relacionadas com eventos e serviços que não reúnem as condições necessárias ao asseguramento do cumprimento das recomendações de higiene e boas práticas da DGS.

Assim, foi decidido o cancelamento do mercado mensal, calendarizado para este sábado em Castro Marim; cancelamento do mercado mensal do Azinhal; cancelamento do Mercadinho da Aldeia em Odeleite; encerramento da Piscina Municipal de Castro Marim; suspensão de eventos culturais, recreativos e desportivos.

Foi decidida também a suspensão dos transportes municipais (sociais, culturais e desportivos) à exceção dos transportes realizados por motivos de consulta médica ou realização de exames de diagnóstico e do transporte Castro Marim Mais Perto; suspensão do programa de visitas culturais/excursões.

Foi igualmente decidido criar um serviço social e de saúde preventivo, de emergência e proximidade às populações idosas e mais isoladas, especialmente das freguesias de Odeleite e Azinhal.

Os equipamentos culturais e os monumentos mantêm-se ainda abertos e visitáveis, uma vez que a afluência turística se considera baixa, no entanto serão tomadas medidas específicas e protetoras, quer do visitante, quer dos profissionais que trabalham no atendimento ao público, que passam essencialmente pela manutenção da distância de segurança e pelo reforço da higienização.

A Câmara Municipal de Castro Marim já elaborou o seu Plano de Contingência pandémico, nos termos da lei, estando agora com o delegado de saúde local e que será aprovado na sexta-feira, dia 13 de março.

A Câmara Municipal de Castro Marim apela a toda a população que cumpra com rigor todas as indicações da Direção-Geral de Saúde.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.