COVID-19: Centro de colheita de Portimão abriu hoje

ouvir notícia

O Algarve passou hoje a dispor de quatro centros de colheita para deteção da COVID-19 fora de ambientes clínicos, com a abertura do ponto de recolha em Portimão, pronto desde a passada semana, que funciona a partir de hoje em sistema drive-thru. 

Este é o quarto ponto a funcionar no Algarve, a seguir aos de Faro, Silves e Lagos, destinados aos casos encaminhados e prescritos pelas autoridades de saúde e com marcação prévia, para evitar a deslocação de suspeitos aos hospitais e centros de saúde. 

Segundo a Câmara Municipal de Portimão, citada pela agência Lusa, o centro tem capacidade para  30 a 40 amostras diárias, funcionando diariamente entre as 08:30 e as 12:30 e as 14:30 e as 17:30, com os casos suspeitos a serem sujeitos à colheita em sistema drive-thru, sem que as pessoas saiam do seu veículo. 

- Publicidade -

A estrutura montada junto ao pavilhão Portimão Arena pela autarquia será operacionalizada pelo laboratório Aqualab, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS). 

O atendimento é feito por duas equipas técnicas, formadas por duas pessoas, um elemento das forças de segurança e um vigilante. 

Por outro lado, o presidente da ARS, Paulo Morgado, revelou hoje em conferência de imprensa que o Algarve tem atualmente um total de 13 postos de colheita, “entre entidades públicas e privadas, dentro e fora de ambientes clínicos”. 

No entanto, “a falta de reagentes no mercado condiciona a quantidade de amostras processadas”, concluiu. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.