Covid-19: Delegada de Saúde de Portimão apela a “distância social”

ouvir notícia

A delegada de saúde pública de Portimão apelou ontem (8 de março) às pessoas que estiveram em contacto com a aluna algarvia do ensino secundário infetada com covid-19, que adotem medidas de “distanciamento social” para evitar a propagação do vírus.

“Pelo menos até 20 de março, toda a comunidade escolar deve monitorizar eventuais sintomas, adotando comportamentos de higienização e distanciamento social”, declarou a delegada de saúde pública Maria Filomena Agostinho, citada pela agência Lusa, sublinhando que quem teve “contacto próximo” com a aluna receberá uma “indicação direta” da Linha SNS24.

Aquela responsável, que falou aos jornalistas depois de uma reunião no Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro de Portimão, sublinhou que a Direção-Geral da Saúde (DGS) irá monitorizar a situação durante o período de encerramento da escola frequentada pela aluna, que vigora a partir de hoje.

- Publicidade -

A reunião, convocada de emergência após a confirmação do caso, o primeiro a ser reportado no Algarve, juntou autoridades de Saúde, Proteção Civil, a direção da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e diretores de turma.

Questionada acerca do estado de saúde do resto da família da aluna algarvia, a delegada de saúde pública de Portimão adiantou que “ainda aguardam os resultados” aos testes de despiste do vírus covid-19, mas que “estão todos bem”.

Segundo Maria Filomena Agostinho, os diretores de turma ficaram incumbidos de contactar “os encarregados de educação para lhes comunicar o encerramento da escola”, de forma a que não fossem “apanhados de surpresa com os portões fechados”.

Relativamente à interrupção letiva e possíveis compensações, aquela responsável indicou que será depois a Direção Regional de Educação a pronunciar-se, mas sublinhou que se trata de uma questão a que aquele organismo está “sensível”, uma vez que as “próximas semanas seriam de testes e exames”.

A delegada de saúde pública de Portimão frisou ainda que o país “se encontra em fase de contenção alargada” e que “o cidadão deverá ser o primeiro a contribuir para a contenção”, acrescentando que, para já, esta é a única escola a encerrar na cidade algarvia.

“A unidade de saúde pública de Portimão continuará a acompanhar a situação, informando publicamente a evolução dos factos sempre que se justifique”, concluiu.

A estudante da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, foi hoje diagnosticada com covid-19, o primeiro caso confirmado no Algarve, depois de ter estado em Itália, na semana de férias de Carnaval.

Uma nota divulgada na página na internet do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes adianta que a aluna regressou à escola a 27 de fevereiro e “foi diariamente acompanhada pela equipa do SNS24”, tendo hoje sido diagnosticada com a doença.

Portugal regista, até ao momento, 30 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença covid-19. Estão sob vigilância das autoridades de saúde 447 pessoas por contactos com infetados.

Todos os pacientes com o novo coronavírus estão hospitalizados. Do total de doentes, 18 são homens e 12 são mulheres. 

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.