Covid-19 evidencia problemas dos serviços públicos

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Portugal foi assombrado nas últimas semanas com a pandemia de um CoronaVírus (COVID-19), que empurrou o país para uma situação excecional, requerendo medidas extraordinárias no que diz respeito à vida dos cidadãos.

Esta situação anómala evidenciou os problemas existentes na escola pública, denunciados há muito pelo SPZS e pela FENPROF. A falta de professores e o seu envelhecimento, a falta de pessoal não docente, de técnicos administrativos e especializados, assim como o excesso de alunos por turma e a escassez de recursos materiais, poderão refletir-se de forma muito negativa na contenção do vírus, na neces-sidade de limpeza dos espaços de forma mais sistemática e na informação sobre este assunto específico. 

Para além disso, pecou pela elaboração tardia de um plano de contingência dirigido às escolas e, em muitos casos, verificou-se a falta de materiais de proteção individual e de limpeza, nomeadamente máscaras, luvas, gel desinfetante (em algumas situações, foram os próprios professores a comprar estes produtos) e detergentes.

O Governo decretou, no dia 12 de março, o encerramento de todos os estabelecimentos escolares, a partir de 16 de março até 13 de abril, havendo uma avaliação da situação a 9 de abril. Quanto ao pessoal docente, o ministro destacou a realização do trabalho à distância sempre que possível, contudo deixou a gestão dessa situação nas mãos dos diretores, sendo que alguns deles exigiram a presença física dos colegas nas escolas.

Em relação ao pessoal não docente, aguarda-se indicações da tutela.

Esta decisão deverá ser acompanhada de medidas de compensação que não atropelem os direitos dos trabalhadores e que tenham em conta a igualdade de oportunidades.

Importa reforçar que esta medida surgiu para conter a propagação do COVID-19, logo, entenda-se que os intervenientes não estão de férias e, portanto, deverão cumprir as orientações da Direção Geral de Saúde. 

E por falar em saúde, também este setor, tão massacrado e fragilizado pela implementação de políticas de destruição do Serviço Nacional de Saúde, evidencia, por esta situação excecional, os seus graves problemas estruturais. 

De facto, como a FENPROF tem dito, não é possível que os serviços públicos, nomeadamente a educação e a saúde, cumpram as suas funções, se se continuar a apostar no subfinanciamento e na carência de recursos humanos e materiais.

Manter os serviços públicos na linha de água ou abaixo dela é um caminho muito perigosos, como agora se vai percebendo. A resolução destes problemas passa por opções políticas claras no sentido do reforço da estrutura da Escola Pública e da Saúde, do aumento do seu financiamento, da contratação e vínculo de mais profis-sionais e da aquisição dos materiais e equipamentos necessários.

Catarina Marques

*Professora e Dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS)

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.