COVID-19: Fundação Champalimaud faz testes de imunidade em Loulé

ouvir notícia

A Fundação Champalimaud e o Algarve Biodemical Center (ABC) vão fazer testes serológicos no âmbito da pandemia de COVID-10 a 1235 pessoas de serviços essenciais do concelho de Loulé, anunciou a fundação.

O objetivo deste estudo é “perceber o grau de imunidade da população testada para guiar medidas futuras na fase de recuperação da pandemia e da retoma da atividade económica”, explicou a Fundação Champalimaud em comunicado.

A fundação referiu que estes testes a “profissionais de saúde e de risco de Loulé“, realizam-se ao abrigo de um protocolo celebrado com o ABC e que vão contribuir para a “definição da seroprevalência para SARS-CoV-2 no concelho algarvio”.

- Publicidade -

“Neste estudo serão testados profissionais de saúde, agentes de segurança e de proteção civil, funcionários de lares e instituições similares, funcionários das empresas de serviços da administração central ou local e jornalistas, num total de 1235 testes”, precisou a fundação.

Vão ser realizados testes serológicos “por imunoensaio enzimático (ELISA)” e os resultados vão permitir ter “uma determinação quantitativa de anticorpos humanos da classe de imunoglobulinas IgG contra uma proteína de superfície de SARS-CoV-2”, o vírus que provoca a COVID-19.

“Este teste permite detetar se um indivíduo tem, ou não, anticorpos contra o vírus no seu sangue, ou seja, se esteve ou não em contacto com o novo coronavírus”, esclareceu.

A Fundação Champalimaud acrescentou que, “pontualmente, poderão ser usados testes serológicos rápidos (POCT) para deteção de IgM e IgG” e que os “indivíduos detetados com testes serológicos positivos serão adicionalmente testados por RTqPCR para aferição de potencial carga viral ativa”.

O Algarve Biomedical Center vai fazer a “recolha de amostras sanguíneas, recolha de soro, logística de transporte e possíveis testes virais (RT-qPCR)”, sublinhou a fundação científica.

A instituição revelou ainda que o custo deste trabalho será “inteiramente assumido pela Fundação Champalimaud”.

Os testes serológicos, que consistem na recolha de uma amostra de sangue, permitem atestar a imunidade à COVID-19 em pessoas sem sintomas, ao pesquisarem anticorpos contra o novo coronavírus.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.