COVID-19: Lagoa dá apoio online à comunidade educativa

ouvir notícia

A autarquia de Lagoa, através do Programa Municipal do Livro e da Leitura “Lagoa a Ler”, vai disponibilizar no seu website várias histórias, metodologias e estratégias para apoiar crianças, famílias, educadores de infância e docentes do 1º ciclo, para promover a linguagem e a literacia, uma vez que as escolas estão encerradas devido à pandemia de COVID-19, anunciou a Câmara Municipal.

“Lagoa a Ler”, “B’Epis”, “As terapias vão a casa”, “ Agarra a Emoção em Casa”, “Uma escola feliz é o que se quer, em casa” com o Portalbullying, são alguns dos projetos que funcionam agora online para apoiar os percursos escolares e a comunidade educativa do concelho.

No website serão também apresentadas propostas de livros, acompanhados de dicas e estratégias de leitura. Já as sessões dos projetos “Brincar com as palavras” e “Crescer a Ler” vão ser enviadas semanalmente aos educadores de infância e docentes dos estabelecimentos de ensino do concelho inscritos nestes projetos no ano letivo em curso.

- Publicidade -

Para continuar a apoiar os alunos do projeto EPIS, o município está a adaptar para o formato online, através de Whatsapp, Skype e Zoom, as metodologias de intervenção utilizadas.

Estão também a preparar-se publicações de vídeos com temas pertinentes para o contexto atual.

“As Terapias vão a casa” é o nome da alternativa online para as sessões de intervenção presenciais de Terapia da Fala e de Neuropsicologia, desenvolvidas normalmente em contexto escolar com os alunos do pré-escolar e 1º ciclo. 

Duas vezes por semana, serão divulgadas “Neuro-dicas para fazer em casa” com o objetivo de contribuir para estimular algumas funções essenciais ao processo de aprendizagem como a memória, a atenção e o raciocínio.

 “As terapias vão a casa” continuam com o apoio individualizado, comunicando com as famílias através do Whatsapp, e-mail, Skype e Zoom.

O “Portalbullying”é agora uma ferramenta de apoio útil para alunos, famílias, educadores e professores que, para além do chat e do fórum, pode passar a ser usado com Skype e Zoom. A comunicação não violenta, as estratégias para lidar com o stress, com a ansiedade, com o medo, serão os temas centrais desta plataforma.

Estão também disponíveis formas de apoio psicológico individualizado para os profissionais da educação, através de sessões individuais por videoconferência e sessões de grupo. 

No website vão constar “psica-dicas” direcionadas para docentes e famílias no âmbito do projeto “Agarra a Emoção em Casa”.

Para informar e comunicar sobre estas formas de apoio à comunidade escolar do concelho de Lagoa, foi criado o endereço eletrónico [email protected]

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.