Covid-19: OMS recomenda medicamento da americana Merck

ouvir notícia

O medicamento (molnupiravir) é um antiviral que deve ser administrado rapidamente após o início dos sintomas e tomado por cinco dias para evitar a replicação do vírus. É recomendado para “pacientes com covid-19 não grave que correm o maior risco de hospitalização”, disse um painel de especialistas internacionais da OMS ao British Medical Journal esta semana.

Esses pacientes em risco de internamento são os não vacinados, os idosos, os imunocomprometidos ou aqueles que sofrem de doenças crónicas. Por outro lado, “pacientes jovens e saudáveis, incluindo crianças e mulheres grávidas e lactantes” não devem fazer o tratamento, defende o painel de peritos da OMS.

Essa recomendação é baseada em novos dados de seis ensaios clínicos envolvendo 4.796 pacientes, o maior conjunto de dados sobre esse medicamento até o momento, detalha a OMS, num comunicado enviado à imprensa.

- Publicidade -

Os resultados desses estudos sugerem que o molnupiravir reduz o risco de internamento hospitalar (43 internamentos a menos por 1.000 pacientes de alto risco) e o tempo de resolução dos sintomas (em média 3,4 dias a menos).

Os peritos apontam para um efeito mais fraco na mortalidade (seis mortes a menos por 1.000 pacientes).

O painel da OMS reconhece que os problemas de custo e disponibilidade associados ao molnupiravir podem dificultar o acesso em países mais pobres e exacerbar as desigualdades na saúde.

Os especialistas também recomendam o tratamento que combine os anticorpos monoclonais da farmacêutica Regeneron (casirivimab e imdevimab) apenas para pessoas que não foram infetadas com a variante Ómicron, uma vez que estes anticorpos provaram ser ineficazes contra aquela variante.

O molnupiravir e o Paxlivid (Pfizer) são os únicos medicamentos anticovid autorizados. Mas o tratamento da MSD levanta mais preocupações quando se trata de efeitos secundários.

A Agência de Medicamentos dos Estados Unidos, por exemplo, não o autorizou para menores de 18 anos, alegando que pode afetar o desenvolvimento de ossos e cartilagens.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.