Covid-19: Região de Turismo cancela participação na BTL

ouvir notícia

A Região de Turismo do Algarve (RTA) cancelou na quarta-feira a sua participação na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) devido ao surto do vírus covid-19, anunciou o Turismo de Portugal.

De acordo com um comunicado, citado pela agência Lusa, as entidades “entendem que, atentas às últimas recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS), no que toca à organização de grandes eventos e ponderadas todas as condicionantes, não estão reunidas as condições para manter a sua participação na BTL 2020 na data prevista para a sua realização, seja através de stand próprio seja através dos diversos eventos inicialmente programados”.

A BTL vai decorrer entre os dias 11 e 15 de março e “considerando o facto de este ser o momento de encontro entre muitos compradores e fornecedores do setor, muitos internacionais”, as entidades “estão a envidar os melhores esforços para manter algumas das ações previstas em formato digital, sem prejuízo da possibilidade de o evento poder decorrer noutra data se assim for decidido”.

- Publicidade -

No entanto, a participação destas entidades na BTL será assegurada através de uma plataforma digital, que está a ser desenvolvida em conjunto com parceiros do Centro de Inovação do Turismo (NEST) e que permitirá concretizar as reuniões bilaterais previstas que juntam cerca de 200 compradores internacionais a 300 empresas nacionais.

“Desta forma estarão asseguradas as condições para a concretização de reuniões previamente agendadas de compradores Internacionais com interesse específico no destino Portugal”, sustenta o comunicado da autoridade turística nacional, adiantando que a mesma plataforma permitirá igualmente concretizar “algumas reuniões” que não se realizaram com o cancelamento da feita de turismo de Berlim. 

Quanto a conteúdos programados para serem apresentados na BTL pelas entidades, estes serão divulgados em “palco virtual, plataforma específica e redes sociais”, a exemplo de outras iniciativas, como a BTL Labs. 

“Uma vez que a grande maioria das empresas e agentes do setor tem já uma marcada presença digital, o Turismo de Portugal considera assim que, num momento de constrangimentos excecionais, estarão criadas condições para que o habitual networking e decorrente dinamização do setor que a BTL promove não sejam prejudicados, sem prejuízo para a possibilidade do evento poder decorrer noutra data se assim for decidido”, reafirma. 

Apesar da situação relacionada com o cancelamento da participação presencial na BTL face ao surto de Covid-19, o Turismo de Portugal relembra, na nota, que “de acordo com a Direção-Geral da Saúde [DGS], em Portugal não existem restrições de viagens, nem no acesso aos locais de interesse turístico, comércio ou produtos pelo que o melhor destino turístico do Mundo se encontra a postos e preparado para continuar a oferecer a todos quantos nos visitam, uma experiencia inesquecível”. 

Além da RTA, o Turismo de Portugal, a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, o turismo e Cultura da Madeira e as entidades regionais de turismo do Alentejo, Centro de Portugal, Região de Lisboa e Porto e Norte de Portugal também cancelaram a sua participação na feira.

Entre os cancelamentos, constam também a Associação de Turismo do Algarve, a Associação de Turismo dos Açores, a Associação de Promoção da Região Autónoma da Madeira, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, a Associação de Turismo de Lisboa – Visitor and Convention Bureau, a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal e o NEST.

Portugal soma 8 casos de infeção por covid-19, cujos doentes estão internados em hospitais de Lisboa, Porto e Coimbra.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.