COVID-19: São Brás de Alportel vai celebrar Páscoa à janela

ouvir notícia

Perante o estado de emergência nacional resultante da pandemia, São Brás de Alportel prepara-se para celebrar o Domingo de Páscoa, dia da festa ex-líbris do concelho, “com o mesmo fervor, mas a partir da janela de cada casa”, anunciou hoje o município.

“Não sendo possível trazer a festa à rua, como acontece desde tempos imemoriais, com a tradicional e impressionante procissão da Aleluia, as suas  Tochas Floridas e os tapetes de flores  a colorir as principais ruas da vila, os são-brasenses são convidados a viver o final da Quaresma e celebrar a Páscoa em comunidade, mas a partir da sua janela, confinados à sua casa,  em segurança, em forma de dádiva e entrega ao próximo”, afirma a autarquia, em comunicado.

O município, em parceria com a Paróquia de São Brás de Alportel e a Associação Cultural Sambrasense, entidades que ano após ano organizam a Festa das Tochas Floridas, estão a convidar toda a comunidade a assistir à Eucarística da Ressurreição, que será transmitida em direto na internet, acessível nas redes sociais Facebook e Instagram do município, pelas 10:30 de domingo, dia 12 de abril.

- Publicidade -

Respeitando as regras de isolamento social, a comunidade está convidada a colocar colchas nas janelas e varandas das suas casas onde, pelas 11h30, são desafiados a cantar e a fazer soar a fé e a tradição são-brasense, que rejubila com a ressurreição de Jesus cantando “Ressuscitou como disse…. Aleluia, Aleluia, Aleluia!”.

O tradicional Concurso de Jogos Florais, ou seja, de quadras e versos inspirados nas tradições pascais são-brasenses prosseguiu este ano, embora adequado ao contexto de pandemia, e os trabalhos premiados serão conhecidos no Domingo de Páscoa, 12 de abril, na página de Facebook da Associação Cultural Sambrasense.

A autarquia anuncia também que está a decorrer um concurso de fotografia digital sob o tema “Procissão de Aleluia”, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural Sambrasense, em parceria com a câmara,  que “visa recordar os melhores momentos e os diferentes olhares sobre este evento que, ano após ano, tem vindo a envolver e a ser motivo de orgulho para toda a comunidade”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.