COVID-19: Taxa de recuperados no Algarve é superior à média nacional, diz delegada de Saúde

ouvir notícia

O Algarve está numa situação “cómoda” no combate à COVID-19, com uma taxa de recuperados superior à média nacional, disse hoje a delegada de Saúde regional, numa altura em que a região se prepara para reabrir a economia.

“Temos 320 casos acumulados, uma situação bastante cómoda, como tem sido na nossa região. Temos 11 óbitos, sem nenhum nos últimos dias. Há 21 pessoas internadas, quatro delas a necessitar de cuidados intensivos”, revelou aos jornalistas Ana Cristina Guerreiro.

Na conferência de imprensa semanal da Comissão Distrital de Proteção Civil para fazer o balanço do combate à pandemia na região, aquela responsável realçou os “80 casos recuperados” destacando a “vigilância ativa de 345 pessoas e os 9.685 casos com resultado negativo”.

- Publicidade -

No lar de idosos de Boliqueime onde no início de abril foram detetados 21 utentes positivos, no concelho de Loulé, foram realizados novos testes, revelando “12 residentes positivos – nove no lar e três internados”, existindo ainda “11 funcionários positivos”, notou.

No plano de rastreio aos lares de idosos e instituições similares da região foram realizados, ao todo, 4.062 testes a utentes e funcionários de 48 estabelecimentos, o que corresponde a cerca de 67% do total previsto.

A responsável indicou que os testes aos lares “têm dado resultados negativos” com a exceção pontual de dois casos: “uma utente internada no hospital de Faro, que não teve impacto da estrutura, e uma funcionária que foi retirada do local de trabalho também sem consequências”.

Ana Cristina Guerreiro classificou como “controlada” a propagação de COVID-19 nas comunidades de migrantes, na região, informando que em Tavira se encontra “um grupo maior de 20 positivos” que inclui “dois imigrantes residentes em Silves e Albufeira”.

Em Albufeira, há “um cidadão positivo alojado num hotel e oito migrantes num apartamento”, todos em “isolamento profilático e vigiados pela unidade de saúde local”.

Em Armação de Pêra, no concelho de Silves, a responsável informou que um dos casos suspeitos “já obteve dois testes negativos, deixando de estar isolado e vigiado”, mantendo-se uma vigilância ativa a um grupo com “cinco pessoas positivas alojadas em habitação própria”.

O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve revelou, por seu turno, a existência de “20 profissionais de saúde dados como positivos e quatro já recuperados”.

Paulo Morgado indicou que a preparação da retoma “há-se ser gradual e com todos os cuidados” e que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no Algarve está a “seguir os 50 doentes que tiveram alta precoce, já que a sua situação estava controlada”.

“O futuro não vai ser igual ao passado, quer na sociedade, quer nos serviços de saúde”, afirmou.

Em relação à retoma, as entidades referem que a reabertura da economia “será gradual e monitorada atentamente, para se perceber a evolução”, referiu, na ocasião, o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, António Pina.

De acordo com o também presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a abertura das fronteiras terrestres e aéreas “será feita de forma gradual”.

A região “tentará criar regras e boas práticas” em espaço público, praias, restaurantes e hotéis e “manter a noção que o Algarve é seguro não só na segurança pública mas também em relação à COVID-19”, notou.

“Vamos passar para uma nova fase e permitir à economia recuperar, mas tal como na primeira, há a atenção para salvaguardar a saúde dos algarvios e passar a mensagem de que é seguro vir passar férias para o Algarve, embora com condicionantes”, defendeu.

O autarca concluiu afirmando que “se algo começar a correr menos bem, pode-se sempre voltar a atrás”.

Portugal contabiliza 820 mortos associados à COVID-19 em 22.353 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou hoje a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.