Crematório Municipal de Faro já foi inaugurado

ouvir notícia

O Crematório Municipal de Faro foi ontem inaugurado e já se encontra em funcionamento no Novo Cemitério da cidade, após 11 meses de obra e uma década de tramitação jurídica e administrativa, anunciou a autarquia.

O crematório está equipado com dois fornos, um para cremações funerárias e outro pirolítico, para queimar resíduos associados aos enterramentos, como flores e restos de urnas.

O equipamento municipal inclui ainda algumas valências de apoio ao serviço como receção, sala de estar, cafetaria, capela ecuménica, sala, sala de última despedida, tanatopraxia e jardim da memória/cendrário.

- Publicidade -

A sala da despedida permite aos familiares acompanharem até ao último momento o seu familiar ou amigo e ainda é possível observar a urna a entrar no forno, através de uma janela em vidro ou de um ecrã instalado na capela.

A Câmara Municipal de Faro vai receber 1700 euros por mês pela ocupação do terreno e um por cento do valor de cada cremação, com um contrato de concessão com a duração de 30 anos.

Foi ainda garantido um desconto significativo para os munícipes do concelho, que pagarão 258 euros por cremação, enquanto os não residentes pagarão 309 euros e as ossadas terão um custo de 180 euros.

Este equipamento teve um investimento de 1,16 milhões de euros e coloca um ponto final num processo que se arrastava desde 2011.

O presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, que inaugurou o espaço, lembra que “a população há muito que pedia esta valência e era difícil explicar como estivemos tantos anos sem esta resposta” e considera que “o novo crematório representa também um desenvolvimento importante no que respeita à gestão dos espaços cemiteriais do concelho e permite-nos dar uma melhor resposta às necessidades de Faro e de todo o sotavento, sem esquecer os muitos residentes estrangeiros que têm revelado grande procura deste serviço”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.