Crescem as dúvidas sobre o rumo da economia mundial

ouvir notícia

As crescentes preocupações sobre a crise da dívida nos Estados Unidos e na Europa, os sinais preocupantes sobre o crescimento chinês e as advertências lançadas recentemente pelas agências de rating têm colocado à prova os nervos dos investidores nestas últimas sessões e gerado dúvidas sobre os rumos da economia mundial.

Na Zona Euro, a tradicional reunião entre França e Alemanha – celebrada na quinta-feira na cidade francesa de Estrasburgo – à qual foi convidado o novo primeiro-ministro italiano, Mario Monti, não serviu para que a chanceler alemã, Angela Merkel, cedesse às pressões de Nicolas Sarkozy sobre o papel do Banco Central Europeu (BCE) na crise da dívida, o que trouxe quedas para os mercados, que esperam uma participação mais ativa do BCE na gestão da crise.

Nos Estados Unidos, por sua vez, a “supercomissão” de democratas e republicanos do Congresso foi incapaz de alcançar um acordo para reduzir a dívida pública.

- Publicidade -

As incertezas políticas face à crise deixaram o terreno livre para as agências de rating, que lançaram numerosas advertências. Em agosto, a agência Standard and Poor’s retirou a máxima classificação (AAA) aos Estados Unidos, causando uma tempestade no mercado de ações. Outra agência, a Fitch, vai pronunciar-se neste mês sobre as consequências do fracasso da “supercomissão”.

Já a Moody’s confirmou o triplo A dos EUA, mas disse que não descarta rebaixar a sua nota no futuro. Esta semana, a Fitch voltou a baixar a classificação de risco de Portugal e a Moody’s reduziu à categoria especulativa a nota da Hungria, país que voltou a pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e à União Europeia (UE).

A Fitch também pediu que o Japão adote rapidamente reformas para reduzir a sua dívida de mais de 200% do PIB. A Moody’s, por sua vez, advertiu a França que o país pode perder seu “triplo A” caso se agrave a crise da dívida na Zona Euro.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.