Crianças plantam oliveiras no parque da Alfarrobeira

ouvir notícia

.

O Dia Mundial da Floresta e da Árvore vai ser comemorado em Albufeira, com plantação de árvores, sessões de leitura e atividades desportivas ao ar livre, durante toda a manhã, no Parque da Alfarrobeira

O município de Albufeira organizou um programa diversificado de atividades para comemorar o Dia Mundial da Floresta e da Árvore, que se assinala esta quinta-feira, 21 de março.

Neste primeiro dia da primavera, o parque urbano da Alfarrobeira, atualmente com o estatuto de “pulmão verde da cidade” vai receber aproximadamente 400 crianças dos jardins-de-infância, escolas do primeiro ciclo do concelho, acompanhadas dos respetivos professores e educadores que aceitaram o repto da autarquia para participar nas comemorações.

- Publicidade -

O programa começa às 9h30 com a receção dos participantes, seguida da sessão de boas-vindas. Pouco depois das 10h00 é tempo de “lançar as mãos à terra” para plantar 25 oliveiras que irão contribuir para aumentar o número de espécies mediterrâneas do parque. Segue-se uma sessão de leitura baseada no texto “A Lenda das Amendoeiras em Flor”. Toda esta atividade e o ar puro do parque da Alfarrobeira vão, certamente, abrir o apetite dos participantes que, pelas 10h50, fazem um pequeno intervalo para o lanche da manhã. Depois de relaxar, crianças e adultos participam no “GymRespira”, um momento desportivo que consiste numa sessão de alongamentos durante aproximadamente 20 minutos com vista a incutir hábitos de vida saudáveis, nomeadamente a prática de exercício físico ao ar livre em contacto com a natureza. A iniciativa prossegue com a observação da flora, da fauna e dos equipamentos lúdicos do parque.

Grande variedade de espécies de flora

José Sequeira, vereador responsável pelos Espaços Verdes e Ambiente, diz que escolheu o parque urbano da Alfarrobeira para realizar o programa de comemorações do Dia Mundial da Floresta e da Árvore por se tratar de um local com grande variedade de espécies de flora, nomeadamente a palmeira anã, oliveiras, amendoeiras, alfarrobeiras, ciprestes, loendros, rosmaninho, alecrim e alfazema, bem como por se localizar numa zona rodeada por escolas e vários equipamentos desportivos: estádio, pista de atletismo, pavilhão e piscinas municipais, campo de piso sintético e parque de skate.

O autarca refere que “a iniciativa tem por objetivo principal promover e divulgar os espaços verdes existentes no concelho, nomeadamente o parque da Alfarrobeira. Paralelamente, pretende-se chamar a atenção de todos para a importância de cuidar destes espaços imprescindíveis para a qualidade de vida das populações, quer no que respeita a possibilitar o convívio de diferentes gerações quer pelas suas enormes potencialidades a nível desportivo, cultural e ambiental”.

Com uma área de 25 mil metros quadrados, o parque da Alfarrobeira está equipado com um parque infantil que inclui inúmeras diversões para crianças dos dois aos 14 anos. É atravessado por um circuito ciclável de boa acessibilidade e uma rede de caminhos pedonais que servem os diferentes espaços do parque e respetivos acessos. Desde a sua inauguração, em 2008, já foram reforçadas várias espécies, essencialmente oliveiras e alfarrobeiras, algumas delas provenientes de locais sujeitos a obras.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.