Crise no Governo francês

ouvir notícia

Christiane Taubira é um ícone do Governo socialista e garante que não se demite

O escândalo envolve tanto a esquerda como a direita e provoca uma crise no Governo socialista de Jean-Marc Ayrault. O primeiro-ministro, bem como a ministra da Justiça, Christiane Taubira, disseram na semana passada que não tinham conhecimento das escutas telefónicas (decididas pela Justiça) ao ex-Presidente Nicolas Sarkozy, mas depois foi confirmado que mentiram.

A oposição de direita pede a demissão da ministra da Justiça, que vai ser recebida esta tarde pelo Presidente François Hollande, ele próprio também suspeito de estar a par das escutas.

A investigação a Sarkozy relaciona-se com um alegado financiamento (50 milhões de euros) de uma sua campanha eleitoral pelo regime líbio do falecido coronel Muammar Kadhafi.

- Publicidade -

Este escândalo beneficia os nacionalistas de Marine le Pen e enfraquece a direita e também os socialistas a pouco mais de uma semana da primeira volta das eleições autárquicas, nas quais os socialistas, em queda nas sondagens, receiam um voto sanção.

Os rumores de uma remodelação governamental, que estava prevista para depois do escrutínio municipal, são cada vez mais intensos em Paris.

Christiane Taubira, que é um ícone do Governo socialista, garante que não se demite e que continua a ter o apoio do primeiro-ministro e do Presidente.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.