Cristóvão Norte (PSD) denuncia que Centro de Medicina Física do Sul está a funcionar a meio-gás

ouvir notícia

O deputado Cristóvão Norte, do PSD, acusou esta quinta-feira o Governo de ter dispensado médicos do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMRSul), em S. Brás de Alportel, denunciando que das suas 54 camas 18 estão encerradas., o que faz com que o centro esteja “a funcionar a meio-gás”.

Recordando que o Governo se comprometeu com o CMRSul a funcionar em pleno no fim de 2018, o parlamentar eleito pelo Algarve lamenta que, em seu entender, o Executivo não tenha cumprido a promessa, pois “se manda médicos embora é porque nunca o irá fazer.”

- Publicidade -

“O Governo assumiu, aquando da integração do CMRSul no Centro Hospital e Universitário do Algarve, que esta unidade estaria a funcionar em pleno até ao final de 2018. Esse compromisso ficou por cumprir já que das 54 camas disponíveis, 18 estão encerradas, registando-se uma significativa lista de espera”, enuncia o deputado social-democrata.

O Centro caracteriza-se por prestar, na sua área de influência (distritos de Beja e Faro), cuidados diferenciados de reabilitação a pessoas portadoras de grande limitação funcional, nos regimes de internamento, hospital de dia e ambulatório, com carácter intensivo.

Segundo Cristóvão Norte, na semana passada o Conselho de Administração do CHUA decidiu transferir, pelo menos, uma médica-especialista, “provavelmente a pessoa com maior experiência na unidade”, o que é revelador de que a intenção “não é fortalecer o centro, reocupar as camas e atender às necessidades imperiosas de muitos cidadãos, mas sim desguarnecer esta unidade”.

Na deliberação, relata-se que não há necessidade da profissional em causa e que a mesma pode ser cedida.

Cristóvão Norte afirma que “dá dó a todos que conhecem ou beneficiaram com o CMRSul que se esteja a desperdiçar cuidados de saúde que salvam vidas, que dão esperança. Estas são patologias que têm uma janela terapêutica muito apertada. Quem tem um AVC, por exemplo, não pode esperar meses por tratamento.

“Saúde adiada, saúde negada. Estas opções que são a ser tomadas podem abrir a porta à total desqualificação do CMR SUL, transformando-o num repositório de doentes urgentes dos hospitais do Algarve. Como se mandam embora médicos dizendo que não fazem falta quando a instituição está a trabalhar a meio-gás?”, questiona.

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve, Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos, anunciam que vão confrontar o Governo, em audição futura da Ministra da Saúde, sobre estes factos e a incapacidade de garantir o funcionamento do CMR SUL, bem como outras iniciativas em articulação com o Vereador Bruno Sousa Costa da Câmara de São Brás do Alportel.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.