CRÓNICA DE FARO

À venda o edifício do magistério

Ocorrerá no dia 10 de Julho, pelas 10 horas, a abertura das propostas de venda pelo Município do emblemático e histórico edifício, verdadeira referência da “Vila-a-Dentro”, situado nas traseiras da Sé Catedral, no vulgo conhecido pelo “Edifício do Magistério Primário”, cuja escola homónima ali funcionou desde os anos primeiros da década de 40 do século passado, havendo conhecido outras funções, entre as quais de sede primeira do Governo Civil do Distrito de Faro, antes deste passar para o palacete do Conde Alte.

Adquirido, há anos, pela Câmara Municipal de Faro à Santa Casa da Misericórdia que o recebera por legado do benemérito Domingos Guieiro e posteriormente, ante as dificuldades orçamentais da autarquia por um terreno na Lejana, junto à E.N. 2, onde vai ser erguidoo novo Lar de Idosos daquela benemerente instituição, comporta também nesta haste pública, outros imóveis e terrenos contíguos, que se estendem pelo Largo Afonso III, Ruas Rasquinho e Domingos Guieiro onde, para além de habitações, funcionaram a chamada “Escola da Sé ou Anexas” e diversos departamentos municipais.

Trata-se de uma decisão acertada, que envolve uma base de licitação mínima de milhão de euros e se destina, no seu conjunto, a “um empreendimento turístico ou habitacional”, cuja altura não pode exceder os dois pisos. Vai assim, ao que se espera e aguardando confiantes que os interessados surjam a dar resposta positiva às intenções da Autarquia Farense, recuperar todo um vasto espaço de alguns largos milhares de metros quadrados na mais nobre zona citadina, em acelerada degradação.

Importa e isso estamos certos que foi acautelado que determinadas características arquitectónicas e referênciais, caso do mediático e conhecido mirante, sejam respeitadas e que todo o projecto, quer se trata de uma bem necessária unidade hoteleira ou como conjunto habitacional, ambos de elevada qualidade, respeite o histórico espaço onde se situa e onde Faro nasceu.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.