CRÓNICA DE FARO

Março de 2017: nova aerogare

Com início no mês passado e uma maior acutilância em Outubro, por via da redução do pico alto de movimento, decorrem as obras de ampliação e valorização da gare do Aeroporto Internacional de Faro, que se realizadas pela Avinci Airports, empresa concessionária desta “porta maior do Algarve aberta ao Mundo”, motivará um investimento de 32 milhões e 800 mil euros.

Estarão as mesmas concluídas em 18 de Março de 2017, comportando um elevado número de intervenções, possibilitando em maiores e mais qualificadas aptidões dar resposta ao crescente tráfego aéreo que se verifica naquela infraestrutura aeroportuária.

Assinalando-se o 50º aniversário da sua inauguração, o que ocorreu em Julho de 1960, entendemos que esta modernização, após a realizada em 1989, dotará o Aeroporto de Faro, com uma nova e enriquecida configuração.

Aliás este assunto foi apresentado, com o saber de experiência feita e a assumida identidade que as funções de diretor do mesmo, desde Julho último, lhe conferem pelo Dr. Alberto Mota Borges, no decurso da conferência que proferiu na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa e em sessão pública organizada pelo Rotary Clube de Faro.

As obras em curso objectiva em especial: possibilitar 30 movimentos e 30 a 37 estacionamentos de aviões em cada hora, bem como a partida ou chegada de 3 mil pax, no mesmo período, ao invés dos actuais três mil que se registam.

A actual área do Aeroporto de Faro passará de 81 200m2 para 93 120m2, criando-se 17 posições, com controlo de raios X para passageiros e 4 posições para o staff, bem como uma apreciável expansão, valorização e modernização das áreas comerciais (retalho e restauração), benefícios que se estenderão de modo assinalado, com rapidez e segurança, ao tratamento e encaminhamento das bagagens.

Confirma-se assim a prevista e desejada aposta no desenvolvimento do índice das percentagens de passageiros, cujo crescimento para o ano em curso deverá conhecer um aumento superior aos 3% (em 2014 foi de 3,1% alcançando o número de 6 166 927 viajantes e 42 402 movimentos com 145 passageiros em cada um deles, para 68 destinos dos quais 25 e numa evidência conhecida do que representa para o turismo algarvio o mercado inglês para a Grã Bretanha e o restante para outros 24 países.

No final da conferência “O Aeroporto de Faro e o Desenvolvimento do Algarve” o Dr. Ilídio Mestre (presidente do Rotary Clube de Faro) agradeceu esta explícita elucidação do Dr. Alberto Mota Borges, a quem fez entrega da Medalha de Bodas de Ouro daquele clube rotário.

João Leal

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.