CRÓNICA DE FARO: ABEM: Rede Solidária do Medicamento

Ascende já a uma centena o número de farenses, em situação económica vulnerável, uma grande parte dessa enorme mancha, cada vez maior escreva-se, que constituem a dita «miséria envergonhada» abrangidos pela «Rede Solidária do Medicamento» (abem). Há semanas tivemos o ensejo de assistir à entrega de mais uma série de cartões que vão possibilitar o acesso gratuito em farmácias aderentes (bom seria que todas o houvessem sido pelas facilidades ditas de proximidade ou anteriores ligações) a um grupo de beneficiados.

O que é este Programa afinal? Trata-se de um apoio de vários municípios, entre os quais o de Faro, numa perspetiva de ampla adesão ao apoio social aos mais carentes, sobretudo na área da saúde, que vai possibilitar a aquisição de medicamentos comparticipados que tenham sido prescritos por receita médica e sob a génese da Fundação Dignitude.

A candidatura ao Cartão faz-se junto do Departamento de Desenvolvimento Social e Educação do Município mediante a apresentação de vários documentos que definam o perfil, enquadramento familiar e residência no concelho há mais de 5 anos, situações fiscal, médica e laboral, bem como a relação das despesas com a indicação da Farmácia da estimativa do valor mensal gasto em medicação.

Indicamos estes elementos pelo possível interesse de alguns dos nossos leitores e na resposta ao que foi o grande apelo do Dr. Rogério Bacalhau (presidente da câmara Municipal de Faro) ao dirigir-se aos novos beneficiados para que façam a divulgação da «Rede Solidária do Medicamento» para que outros cidadãos se candidatem ao mesmo. Os cartões, após avaliação sócioeconómica dos indivíduos/agregados requerentes indica à Fundação Dignitude a justiça da pretensão. O Município assume o compromisso perante os estabelecimentos farmacêuticos do pagamento da comparticipação a que os utentes quer do Serviço Nacional de Saúde como dos Sistemas Subsidiários tinham que pagar.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos junto citado Departamento de Desenvolvimento Social e Educação, na Praça José Afonso, n.º 1, em Faro (tel. 289 870 869), onde encontrará um apoio decidido e fraterno às suas pretensões.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.