CRÓNICA DE FARO: AEDMADA, doze anos ao serviço da saúde e do diabético

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Foi em 2006 que a AEDMADA (Associação para Estudo da Diabetes Mellitus e de Apoio ao Diabético Algarvio) inaugurou a sua clínica de diabetes e de doenças metabólicas que visa dar resposta às necessidades pluridisciplinares dos doentes diabéticos e pretende diferenciar-se pela satisfação dos doentes, na prestação de serviços e cuidados diferenciados, assentes na humanização e nas melhores práticas clínicas e tecnológicas. De então para cá, ao longo da militância quotidiana, verificada nesta dúzia de anos, a ideia do seu fundador e um dos esteios maiores desta IPSS da Saúde, o eminente diabetologista Dr. Eurico Gomes, que ascendeu, sempre por concurso público a Chefe dos Serviços Hospitalares do então Hospital Distrital de Faro, de que foi diretor, atual Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), concretizou o pensamento por si citado e da autoria de Thomas Hobes – “A razão é o passo, o aumento da ciência, o caminho e o benefício da humanidade o fim”. Três ideias que encontraram no Dr. Eurico Gomes, prestigiado colaborador de “Jornal do Algarve” e “Sócio Honorário da Sociedade Portuguesa de Diabetologia), todo um plano de ação, visando, no Algarve, onde a AEDMADA tem a sede e serviços em Faro (Rua José de Matos, nº 84 rc – 8000-074 tel. 926 561 012) a proximidade das populações e mais um contributo bem significativo no combate tendência de crescimento da diabetes e das suas complicações, hoje considerada como pandemia do século XXI. Contando cerca de 600 associados de toda a região algarvia e protocolos celebrados com vários órgãos autárquicos (poucos, infelizmente e face aos benefícios para os cidadãos residentes), tem vivido, pudemos escrevê-lo “estoicamente” sem qualquer apoio monetário dos serviços públicos de saúde pois o contrato de colaboração com a ARSA (Admninistração Regional de Saúde do Algarve) continua por assinar, há 10 anos.
A Diabetes Mellitus é uma doença crónica e progressiva, que pode trazer graves consequências para a saúde e bem estar individual e está associada a elevados custos sociais e dos sistemas de saúde, indicando o relatório da OCDE sobre saúde “Portugal como o país da Europa com mais alta taxa de prevalência desta doença”, correspondendo ao seu tratamento a 1.º do PIB nacional ou seja 10% da despesa em saúde. É de aplaudir, com ambas as mãos, o esforço da AEDMADA, cujos objectivos se sintetizam em: contribuir para melhorar a eficiência global do sistema de saúde; progredir na redução das iniquidades de acesso ao sistema de saúde; melhorar o bem-estar das populações; assegurar a cobertura universal e o direito ao melhor nível de saúde que é possível atingir; realizar a avaliação do cálculo de risco de Diabetes na população adulta do Algarve e evitar o progressão para a doença; participar em projetos/programas de prevenção da doença e promoção da saúde; diminuir a percentagem de indivíduos com diabetes não diagnosticada através da avaliação de risco e diagnóstico e tratamento precoce: promover as boas práticas no tratamento da Diabetes Mellitus; reduzir a mortalidade prematura por diabetes (70 anos); reduzir as hospitalizações por complicações da diabetes e diminuir o número de amputações major por pé diabético.
A AEDMADA oferece aos seus associados, mediante um quota de singelo valor mensal e com uma equipa multidisciplinar composta por qualificados profissionais de saúde (cinco médicos, quatro enfermeiros, duas dietistas, uma ortoprotesista e uma farmacêutica) e nas especialidades de diabetologia, medicina interna, nefrologia, clínica geral, pé diabético, acompanhamento farmacoterapêutico, nutrição, dietética e obesidade, ortoprotesia e podologia, um importante apoio no combate a esta pandemia do nosso tempo que é doença diabética.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.