CRÓNICA DE FARO: "Anais do município de Faro", 50 anos

Realiza-se no sábado, dia 26, a partir das 15h30m, no auditório da Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, a sessão pública de lançamento do 46.º volume dos «Anais do Município de Faro», que assim atinge o meio século de nobilitante publicação, constituindo aquilo que, na sua globalidade, hemos por definir como um verdadeiro monumento intelectual à história da «Cidade das Três Civilizações».

Para além do pleno significado que a efeméride em si mesmo comporta, inclusive para a validade da candidatura a «Capital Europeia de Cultura», em 2027, hemos que destacar o facto de o ato constituir uma pública homenagem ao seu último diretor, o sempre lembrado Professor Doutor Joaquim Romero de Magalhães, falecido em Dezembro último e que vinha dirigindo os «Anais» desde o ano de 2009. Eminente figura da intelectualidade nacional este saudoso louletano, dileto filho do «algarvio nascido no Porto», o Dr. Joaquim Peixoto de Magalhães e da insigne pianista D. Célia Romero, também natural de Loulé, desenvolveu intensa atividade nas áreas da investigação histórica, da educação e do ensino (professor da Universidade de Coimbra e Honoris Causa pela Universidade do Algarve), do associativismo (Presidente da Associação Académica de Coimbra, nos difíceis anos sessenta do século XX) e da vida pública (Secretário de Estado e outras elevadas funções).

Com dedicação, empenho, querer e saber, dirigiu com meritória maestria os «Anais do Município de Faro», constituindo os mesmos, como afirmado o foi «um lugar de destaque no panorama nacional e um repositório das mais recentes investigações sobre a história do concelho e da região e um veículo privilegiado na divulgação dos trabalhos da autoria de investigadores especialistas nas suas diversas áreas», a par de «um valioso registo de Memória de uma Comunidade que, ao longo dos séculos, tem afirmado a sua singularidade e a sua riqueza refletida num importante património material e imaterial».

Foi este mais um serviço da autarquia, ao tempo (1969) presidida pelo Major João Henrique Vieira Branco e graças à persistente e notável ação desenvolvida por essa destacada figura da historiografia algarvia, o lembrado académico professor José António Pinheiro e Rosa nas suas funções de responsável pelos museus e biblioteca municipais. Seguiu-se, com reconhecido empenhamento, na direção desta, ora cinquentenária publicação, o Doutor Libertário dos Santos Viegas. Há que fazer, com toda a justiça, uma meritória referência à dedicação, valia e labor desenvolvidos, nos últimos anos, pela Dra. Elsa Vaz (técnica superior da Câmara Municipal de Faro). Na sessão, em que atua o Coral Ossónoba, será palestrante o Historiador Álvaro Garrido, Professor Associado da Universidade de Coimbra.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.