Crónica de Faro: As casas com cercado

São duas as edificações como tal referidas com assinalado interesse para a capital algarvia e testemunhos eloquentes do seu património edificado.


A primeira, situada no gaveto das Ruas Aboim Ascensão e Ascensão Guimarães, paredes meias com a Casa Cor de Rosa (Refúgio), a que está tão profunda e historicamente ligada, conhecida como «Casa de Fresco/Mirante» da antiga Quinta do Cercado é uma edificação com planta pentagonal e telhados de quatro águas, erigida nos finais do século XIX. Encontrava-se, de há muito, em notório estado de degradação, temendo-se, como escrevemos, pela sua continuidade. Em boa hora o benemérito Coronel de Cavalaria Dr. Luís Villas Boas, alma maior da Emergência Infantil diligenciou pelo seu restauro, apresentando-se agora com um renovado e belo aspecto. No respeito pleno pela traça original, com excelentes efeitos luminosos, apresta-se, para quando a pandemia do covid 19 for ultrapassada, para ser um ponto de encontro e convívio da infância e local de acolhimento para eventos e celebrações com ela relacionados.


A segunda, em vias de classificação como imóvel de interesse municipal, é o n.º 30 da Rua Manuel Ascensão e constituindo um património privado dos herdeiros dessa mediática figura de farense e algarvio, que foi o sempre lembrado Dr. Mário Lyster Franco (advogado, escritor, jornalista, autarca, regionalista… eu sei lá que mais!) é uma referência para o concelho e para a Terra do Sul. Foi nos anos noventa do século vinte que surgiu a ideia oficializada pelo presidente da Câmara Municipal de Faro, o professor João Negrão Belo, a cujo espírito criativo e concretizador fazemos jus, de transformar o imóvel em Casa Museu. A Casa do Cercado, surgida na transição dos séculos passados e fazendo parte de uma quinta urbana então nos arrabaldes da cidade, é uma habitação unifamiliar com valor de memória cultural e histórica. Dispõe de um painel de azulejos representando Santo António de Lisboa, de que o lembrado Director do «Correio do Sul» era grande devoto, referindo-se a tal propósito a criação do Museu Antonino na Igreja de Santo António do Alto.


Volvidas três décadas tudo permanece em intenção anunciada e a Casa Museu Dr. Mário Lyster Franco, um dos farenses que mais amou e serviu a Terra Mãe, continua como um propósito adiado.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.