CRÓNICA DE FARO: «Astragalus Algarbiensis»

Em excelente texto científico sobre o ambiente, assinado pela jornalista Carla Tomás, publicado nesse semanário, o «Expresso», que é referência, desde há décadas do jornalismo português, chamou-nos, desde logo a atenção o binómio que encima esta crónica no que aponta à ligação à região algarviense. Trata-se de «uma espécie de planta, com flor, pertencente à família das «fabaceae», nome de origem inicial grega e depois latinizada, aplicado à forma subcúbica das suas sementes parecidas a um osso do pé (astragalus) e algarbienses devido à sua localização»


É referido pelo botânico António Xavier Pereira Coutinho no livro de sua autoria «Flora de Portugal – Plantas Vasculares». Floresce neste mês de Maio e existia em grandes quantidades nas sebes existentes na estrada entre a capital sulina e o sítio da Senhora da Saúde, há anos, quando menino e moço o fomos, era toda uma vasta zona agrícola. Hoje para além de inúmeros edifícios, entre os quais a Escola Afonso III, diversas vias e urbanizações, para além de modernas vias, nas quais se inclui a Avenida Calouste Gulbenkian.


Esta exótica planta algarvia é uma vagem semi – linear «com bordo superior reto e flores purpurescentes dispostas em cachos». Alvo da proteção que lhe é concedida por legislação portuguesa e comunitária (Diretiva Habitats), segundo esta página do «Expresso» – «60% das plantas avaliadas estão em risco de extinção» a «Austragalus Algarbiensis» inclui-se nas dezanove espécies extintas em Portugal, das quais dezassete extinguiram-se regionalmente», como aconteceu com esta espécie de nome algarvio, o mêsmo havendo sucedido em toda a Península Ibérica e só, sendo frequente, em Marrocos.
Requiem por esta nossa conterrânea botânica, feita desaparecer pela pandemia do não respeito à Mãe Natureza e, mais pobre, com a morte da «Austragalus Algarbiensis» a riqueza vegetal e endémica do Algarve.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.