Crónica de Faro: “Bordeira, ADN de Faro”

Sempre Bordeira foi e é, no presente, o mais populoso sítio da freguesia rural de Santa Bárbara de Nexe. As referências escritas à sua existência remontam a cerca de sete séculos e, ao longo dos tempos, tem-se assumido como terra de gente artista, empreendedora e culta. É assim uma das jóias desta coroa que é o concelho de Faro e com um valioso contributo para a sua identidade.


A 7 de Setembro, dia maior concelhio pela elevação a cidade de Faro, reinava D. João III «O Piedoso», foi outorgada a escritura de construção do Centro Cultural e de Inovação de Bordeira, obra orçada em quase um milhão e quinhentos mil euros e que, tal como o chamado «Quilómetro Cultural» hemos de considerar com estruturas da maior valia para a pretendida realização de «Capital Europeia da Cultura» no ano de 2027.


Trata-se de um imóvel, com um prazo de execução de 540 dias, edifício de âmbito cultural e recreativo. Comportará também dois novos museus, visceralmente ligados à terra e às gentes bordeirenses, visando tal como o definido pela autarquia «promover e divulgar a identidade do povoado através de manifestações artísticas – a música, o teatro e os trabalhos de cantaria». Disporá ainda de uma zona exterior para exposição de peças da cantaria de maior porte, como o padrão há anos efectuado por artistas nexenses para embelezar uma praça na cidade – irmã de Hayward (Estados Unidos da América), toda ela com calçada à portuguesa também realizada por estes genuínos artistas que, como nenhuns outros, trabalham o calcário da região.


A par desta arte da pedra surgem as charolas (cantares do Ano Novo, desde 1918 e a gesta de grandes acordeonistas, entre os quais referimos: José Ferreiro (pai), o compositor de «Alma Algarvia»; João Barra Bexiga, João Bexiga (pai), Daniel Rato, António Madeirinha, Nelson Conceição e também ali residiu muitos anos a sempre saudosa «rainha do acordeão» que foi Eugénia Lima.


Mais que sobejas razões para reverenciarmos Bordeira como uma pedra preciosa da coroa que é esta Terra Mãe.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.