CRÓNICA DE FARO: "Casa Santa Isabel"

Iniciam-se hoje, dia consagrado pela Igreja Católica à Rainha Santa, as comemorações do 1.º centenário dessa benemérita instituição de solidariedade sediada em Faro, que é a Casa de Santa Isabel. Foi a mesma oficial e solenemente inaugurada a 30 de Março de 1919, num período conturbado da vida portuguesa, com gravíssimos problemas sociais, devido ao surto de pneumónica que gravasse entre nós e provocou milhares largos de mortos e da 1.ª Guerra Mundial, que durante 4 anos assolou a Terra, deixando um rasto de miséria, luto e tragédia. Muitas foram as crianças que, tal como em toda a Lusitana Grei, em Faro, ficaram órfãs e enfrentando as maiores dificuldades e os mais acendrados perigos, num evidente abandono e de tudo carecendo.


Foi então que o notável Bispo D. António Barbosa Leão, que durante algum tempo fora obrigado a deixar a diocese, constituiu a Comissão «para tratar da criação de um asilo», constituída por «senhoras da caridade», entre as quais D. Laura de Bivar Weinholtz, D. Ana de Bivar Cúmano, D. Maria Francisca Inglês e D. Maria Silveira Sant,Ana. Instalaram o referido Asilo de Santa Isabel, primitiva designação em dependências cedidas pela Ordem Terceira de São Francisco, mais tarde doaria também o terreno para a sede definitiva e onde ainda hoje funciona nos terrenos do antigo cemitério dos irmãos francisca-nos. Gerou-se um amplo movimento de apoio, no qual se inclui um subsídio de oitocentos escudos do malogrado Presidente – Rei Sidónio Pais.


De então para cá sucessivas gerações de crianças e jovens têm encontrado um lar e uma família nesta Obra que, a partir dos anos oitenta do século passado, alargou as suas valências, para além do internamento, muitas vezes até ao casamento, ao in-fantário e ao ensino pré – primário, prosseguindo do maior valor social e moral.
No princípio destas comemorações, de marcante estigma farense, queremos testemunhar o apreço pelos muitos homens bons que têm dirigido a Casa de Santa Isabel, cumprimentando na pessoa do presidente da direção, Jacinto Mascarenhas, a plêiade de empenhadas dedicações desses seus dirigentes!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.