CRÓNICA DE FARO: Continuidade e inovação

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Constituem estes os dois numeradores gémeos de um denominador comum, que o identificamos como a nova Residência Universitária Feminina, a qual concretiza o protocolo celebrado entre a Universidade do Algarve (Ualg) e a Santa Casa da Misericórdia de Faro.

Isto porque esta instituição privada de solidariedade social, com mais de meio milénio de existência e sempre na vivência do ideário legado pela Rainha Dona Leonor e Frei Miguel Contreiras, contínua a responder, no espírito das catorze obras de misericórdia, às solicitações sociais e espirituais de todos os tempos, enverando, ora, numa área nova, que é o acolhimento aos jovens universitários, face á carência de alojamentos dignos e a preços compatíveis.
Dos mais de oito mil alunos, nacionais e estrangeiros que frequentam a Ualg, um número superior aos 5 milhares é proveniente de fora da Região ou, sem possibilidades de nela residir, utilizar a residência para cursar a Universidade, que oferece cerca de 500 camas para as necessidades.

Pelo protocolo, ora celebrado, ficam à mercê das estudantes mais 16 camas integradas neste agregado que foi instalado na Urbanização do Montinho, no Alto Rodes e que anteriormente conhecera duas valências: lar de idosos e acolhimento a emigrantes de Leste. Foi uma saudosa benemérita farense, D. Júlia Pires, que fez legado à Santa Casa desta parcela imobiliária. Nela a Misericórdia investiu para o objetivo ora concretizado cerca de 40 mil euros, para além de outros auxílios, entre os quais o do Município, na adaptação com todas as referências apontadas pelos Serviços Sociais da Ualg, de 8 quartos, bem como da cozinha, com fogão, frigorífico, etc., das instalações sanitárias e outros apoios.

Unânimes e concordes pois as palavras proferidas no ato protocolar pelos Reitor de Universidade, Professor Doutor Paulo Águas; Provedor da Santa Casa, Candeias Neto e Presidente da Autarquia, Dr. Rogério Bacalhau, ao referirem-se a esta «achega e contributo» que, sendo escasso determina um ensejo a prosseguir por outras entidades e se deseja seja como os rios que se tornam assim pelo contributo dos seus afluentes.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.