CRÓNICA DE FARO: Faro, capital motard da Europa

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Começa hoje, quinta-feira, 19 de Julho, a 37ª edição da “Concentração Internacional de Motas” que durante 4 dias e até Domingo, o já instituído Dia Maior do Adeus, tornará a capital sulina na capital dos briosos “motards” europeus e não só. Isso porque a participar no mundialmente famoso encontro que se desenvolve no verdejante e acolhedor Pontal, entre a cidade e a praia, vêm também amantes das motas de outras partes do Mundo (América, África), etc.
A valiosa e ultra bem organizada iniciativa desse dinâmico clube, que é o Moto Clube de Faro, da presidência de um dos maiores servidores do concelho que nós conhecemos, o mediático José Amaro, é, sem dúvida e sem menosprezar outros grandes eventos (Festival Internacional de Folclore, Festival F, Festival Internacional de Música do Algarve, etc…) aquele que mais visitantes atrai à Cidade de Santa Maria. Já ultrapassaram os 30 mil e as vicissitudes económicas e outras, reduziram para além dos dois dígitos de milhares os que fazem da moto o “seu amor” e não perdem este evento.
A “Cidade da Moto”, que durante quatro dias e três noites é a casa comum dos motociclistas, dando ensejo a manifestações de convívio, de recreio e de encontro, tem fomentado relações de amizade, que são geradores de uma cadeia universal, com histórias de permeio que dariam dezenas de volumes de livros compiladores.
Desde há dias que Faro é diferente, nesta metamorfose de vida e de alegria, de barulho é certo, mas também daquele abraço que nós, não praticantes da modalidade mas amantes da cidade, o comungamos. E essa comunhão tem uma expressão bem significativa e bem maior na manhã de Domingo, dia 22, quando o grande desfile une os “motards” e a cidade, no fraterno e solidário:
“Adeus, até para o ano!”.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.