Crónica de Faro: A capital do Algarve na conquista do espaço

Os recursos às modernas tecnologias, à inovação e à especialização constituem ferramentas a cruzar na criação de novas bases que lancem projectos e iniciativas concordantes com a visão económica e estratégica do nosso tempo. A Universidade do Algarve ao longo destes 40 anos de existência tem alcançado formar uma elite de cérebros e inteligências votados aos princípios referidos e com realizações várias. Entre elas e no ninho de empresas sediadas no Pólo das Gambelas, figura a «LS – Engenharia Geográfica», que assinou, recentemente, um contracto com a ESA (Agência Espacial Europeia), similar da famosa NASA, a americana sociedade dos voos espaciais. Visa o mesmo, ao longo de dois anos, o desenvolvimento de um projecto, no âmbito da engenharia geoespacial e de cartografia digital com foco na protecção ambiental terrestre e marítima. Para o efeito receberá apoio técnico e financeiro da ESA (com um orçamento anual de 6,7 biliões de euros), uma entidade intergovernamental cooperada por 22 dos países europeus comunitários e que objectiva o acesso da Europa à conquista do espaço.


O Algarve é colocado neste objectivo já que a LS – Engenharia Geográfica, atente-se uma empresa farense fundada em 2019, «ao mais alto nível da engenharia», que irá criar para a Agência Espacial Europeia um software de sistemas de informação hidrográfica específico para o estudo de faixas costeiras e apoio à navegação marítima em zonas não cobertas por cartografia oficial.
Faro e o Algarve envolvidos na aventura do espaço.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.