CRÓNICA DE FARO: Homenagem a "quatro pilares" do farense

Fundando a 1 de abril de 1910, o Sporting Clube Farense (SCF), um dos históricos do futebol algarvio, assinalou, com pompa, significado e circunstância, o 109.º aniversário desta prestigiante efeméride, com destaque para o jantar de gala realizado no Colégio do Alto e durante o qual foram homenageadas quatro relevantes figuras do seu rico currículo. Presidido pelo Dr. Rogério Bacalhau Coelho, responsável pelo município da capital sulina (“um clube cada vez maior e melhor”), que estava ladeado pelo deputado Cristóvão Norte (presidente da Assembleia Geral) e João Rodrigues (presidente do clube aniversariante) esta foi uma inolvidável jornada de grande fervor clubístico e de encontro de gratidão intergeracional. Presentes todo o mundo local do futebol, entre os quais antigos técnicos e jogadores, como Paco Fortes, que se deslocou expressamente de Barcelona; Manuel Cajuda, Fanã, Pedro Benje, Sério, Pitico e tantos outros, a par do atual treinador Álvaro Magalhães e de todo o plantel.
Com efeito quis a direcção do mais representativo clube de Faro prestar a sua merecida e mais que justa homenagem, àqueles que constituem, quanto a nós e a muitos milhares de outros cidadãos, “pilares relevantes do Farense”, merecendo o nosso preito de sincero apreço por aquilo que de alto apreço prestaram ao clube, ao concelho e à região.
Foram eles: José Gomes Santos (Cabo Santos), o valoroso guardião, hoje com noventa e muitos anos, que em 1942 assumiu a defesa das redes do SCF, único clube que representou, para o servir durante 15 anos na II e III Divisões Nacionais; Aníbal de Sousa Guerreiro (Nibinha), “um notável da história clubista), que foi dirigente ao longo de 22 anos e que foi “o grande responsável pela subida à I Divisão”; o capitão Carlos Sério (o jogador com mais presença, envergando a camisola do Farense, na Divisão maior, com 127 jogos disputados e que veio, da CUH do Barreiro, para estar em Faro durante 2 anos e se encontra há mais de cinquenta e o “ícone” Fernando Barata, representado pela filha D. Monique Barata Barreto, “o presidente que revolucionou o clube na década de oitenta”.
Duas presenças, para além das demais, que constituem referência histórica – o ex-secretário António Gomes Afonso, com 91 anos de idade, cuja intervenção constituiu uma notável página do “Grande Clube que nos honra a todos e todos honramos” e de José Rafael (Zé das Quotas), ambos a recuperarem das intervenções cirúrgicas.
Uma celebração assinalada e apontada ao futuro como expressou o atual responsável pela agremiação, Dr. João Rodrigues – “O SCF tem que ser um dos grandes do Sul de Portugal”.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.