CRÓNICA DE FARO: Homenagem póstuma ao Dr. Francisco Palaré (1º Diretor Regional de Educação do Algarve)

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Foi emotivo e comungante ver e participar na sessão de homenagem póstuma ao Dr. Francisco Pinto Rodrigues Palaré, que na década de 90 do século XX foi o 1º Diretor Regional de Educação do Algarve, organizada pelo Rotary Clube de Faro (RCF), a que se associaram diversas entidades e que decorreu no Auditório do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) na capital algarvia.
Foi todo um recordar de vivências, estórias e ações em torno do saudoso algarvio, que tinha nesta condição um dos seus orgulhosos e foi um acérrimo defensor da regionalização. Natural de Faro, o Largo Silva Porto (no vulgo, Alto da Caganita) foi na infância e juventude o centro do seu mundo, havendo frequentado o Liceu João de Deus, onde exerceu também o ensino e licenciou-se em Ciências Geológicas e Pedagogia pela Universidade de Lisboa. Foi professor em Lisboa e Faro (Liceu e Escola Afonso III, após o retorno a Portugal) e em Angola, sendo muito estimado e considerado por todo o meio escolar. Criou a Delegação do Algarve da Associação de Doentes de Parkinson, enfermidade que o havia de vitimar e desenvolveu, para além de membro da associação municipal, várias ações em prol da comunidade, entre as quais as de presidente do Rotary Clube de Faro e um dos grandes impulsionadores do “Andalgarve”, associação dos clubes rotários andaluzes e algarvios. Merecidamente e corolário do seu labor pedagógico foi nomeado o primeiro diretor Regional de Educação do Algarve e distinguido pelo município de Faro com a “Medalha de Mérito – Grau Ouro”.
Tinha o Dr. Francisco Palaré, o “Chico Palaré”, como gostava de ser tratado e era afetuosamente tratado, ascendência sambrazense, pois seu pai era natural dos Machados e a mãe dos Vilarinhos, naquele concelho.
A abrir a sessão, que foi apresentada e conduzida pelos rotários Dr. José Manuel Sosa e Joaquim Teixeira, atuou com o nível artístico a que de há muito nos habituou, o Grupo Coral Capítulo Segundo (Conservatório Regional do Algarve) sob a direcção do conceituado Maestro João de Almeida, que concitou vibrantes aplausos.
Na sua intervenção inicial a presidente do RCF, Arq. Teresa Vieira, referiu-se e agradeceu as colaborações recebidas e invocou a figura saudosa do homenageado na pessoa de sua viúva, a Dra Lisete Palaré, presente com os filhos e os netos. Presentes também diversas entidades oficiais, entre as quais o Presidente do Município, o Delegado do IPDJ, o Diretor Regional da Educação e uma representante da diretora regional da Secretaria de Estado da Cultura. Houve a apresentação de um vídeo sobre a vida e obra do “Chico Palaré” e muitos e diversos testemunhos, entre os quais de sua filha, Dra. Teresa Palaré, do Dr. Rogério Bacalhau (presidente da autarquia), do prof. Dr. Roberto Carneiro (ex-ministro da Educação e enviada da Noruega onde de encontrava), dos rotários Brito Figueira e prof. Ilídio Mestre, do Dr. Carlos Afonso, enquanto Joaquim Teixeira declamou, com fortes aplausos, o soneto “Ser Rotário”, da autoria do eng. Tito Olívio (decano de Rotary no Algarve).
Uma jornada que consagrou o homem impoluto, o algarvio militante, o educador empenhado e o amigo indefetível!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.