Crónica de Faro: João Pires, um verdadeiro Farense

João Pinto Dias Pires, o sempre conhecido por João Pires, foi um «filho dilecto de Faro», cidade onde na freguesia de São Pedro nasceu a 1 de Janeiro de 1925 e onde faleceu, aos 95 anos, no passado 20 de Dezembro. Uma vida esmaltada pelas suas múltiplas, reconhecidas e variegadas qualidades pessoais, par a par com os muitos e relevantes serviços prestados à sua e nossa «Terra Mãe».


A arte foi um dos grandes caminhos trilhados por este insigne declamador e actor que, no início dos anos 60 do século XX ganhou o prémio de interpretação teatral, ao desempenhar o papel de Dr. Marcos Bruno, na peça de Ramada Curto «O Prémio Nobel» e pelo elenco do TAF (Teatro de Amadores de Faro), que criara. Foi – o no Concurso Nacional de Arte Dramática promovido pelo SNI (Secretariado Nacional de Informação) e na final que decorreu no Teatro da Trindade, em Lisboa. Foi-o também, numa grande manifestação de «homem da cultura e do regionalismo» com a criação da Orquestra Típica Algarvia e os seus memoráveis espectáculos, entre os quais, com lotação esgotada, no Coliseu dos Recreios, na capital.


João Pires foi uma figura tutelar no desporto algarvio, quer como sócio n.º 1 do Sporting Farense e do Sport Faro e Benfica (ex-Sport Lisboa), quer como praticante de desportos náuticos motorizados com o seu velocíssimo «Pst…» e como dirigente levando o mais representativo clube da capital sulina, na época de 1969/70, pela vez primeira a ascender à I Divisão Nacional. Como é de salientar também o que foi a sua decisiva acção no arrelvamento e electrificação do Estádio de São Luís.


Empresário de reconhecido êxito marcou presença nos sectores dos vinhos e refrigerantes (lembram-se do «Jaguar»?), da banca (Banco do Algarve), nos espectáculos (Cine Teatro Farense e São Luís Parque), no imobiliário (Praças de Alandra, dos Poetas, etc.). Com uma visão cristã da vida empenhou-se nas obras de solidariedade social (Madre Teresa de Calcutá, Misericórdia e outras) e foi um colaborador da edificação de novos templos (Coração de Maria, em Faro e Senhora de Fátima, em Almancil). Não olvidamos também a sua dedicada acção como autarca no desempenho das funções de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro, então liderada pelo Major João Vieira Branco.


Detentor de várias condecorações nacionais, entre as quais a de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola, Industrial e Comercial, imposta pelo Presidente da República Cavaco Silva (10 de Junho de 2010) e de Ouro da C. M. Faro, bem como da Holanda, de que João Pires foi Cônsul Honorário.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.