CRÓNICA DE FARO: José David Lopes, um “monchiqueiro” nome grande do jornalismo português

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

“Um dos melhores jornalistas da sua geração”, escreveu aquando seu falecimento ocorrido recentemente, o conhecido nome da imprensa portuguesa contemporânea, que é José António Santos. Palavras certas e justas para o jornalista José David Lopes, que no prestigiado e influente matutino “Diário de Notícias”, quando não perdera ainda a notoriedade de que hoje padece, exercera quase, quase todas as funções no período entre 1969 e 2006, revelando toda a sua sagacidade, espírito de investigação e elevado sentido de bem tratar a portuguesa língua.
Natural de Monchique, teve “a paixão do jornalismo que caracterizou a sua carreira na comunicação social”. Como atestam as inúmeras reportagens de sua lavra incertos no “DN” e de que nos ocorrem duas relacionadas com o hoje país da C.P.L.O.P. (Confederação dos Países de Língua Oficial Portuguesa), pátria de tantos famosos escritores, poetas, músicos, cantores e outros cultores das belas artes, aquando da sua independência e, 20 anos volvidos, a erupção do vulcão na Ilha do Fogo.
Dizia-se, com afetividade irónica, tão própria dos portugueses, que o José David Lopes “casara com o Diário de Notícias” tal era a devoção que o unia ao jornal. Foi estudar para a Universidade de Lisboa e, aos 26 anos, trocou definitivamente os estudos superiores para se dedicar, por inteiro, ao jornalismo.
Morreu, devido a doença prolongada, aos 75 anos, no Hospital dos Capuchos em Lisboa. Deus o chamou a Si e um grande jornalista algarvio dos nossos tempos.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.