Crónica de Faro: Lembrança e memória do professor Mário Moniz (“O Senhor Atletismo”)

Por iniciativa da Delegação do Algarve do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), na liderança do seu mentor regional, Professor Custódio Moreno, foi prestada uma saudosa evocação a esse «campeão inter campeões» que foi o sempre lembrado Professor Mário Moniz Pereira.


Nesta admirável tertúlia/tributo falou-se e com que saudade e com que justiça desse «Senhor Atletismo» que trouxe para Portugal os maiores títulos alcançados na modalidade. Foi também, nos tempos não distantes, em que muito se falava do «Desporto/Turismo», de que o Algarve era «um destino único na Europa, 365 dias em cada ano», que o carismático atleta, dirigente, treinador e mestre, prestou relevantes serviços à nossa Região, de modo próprio através das várias edições da «Taça dos Clube Campeões Europeus em Corta Mato», vividas quer em Vilamoura, primeiro e depois na Aldeia das Açoteias.


«Moniz Pereira, o treinador e o atleta» foi o mote dado para esta sessão que contou, entre muitos outros, com a presença de sua filha Leonor, do Prof. Artur Lara Ramos («O Sr. Atletismo do Algarve») e dos campeões Ezequiel Canário, Aurora Cunha, Ana Dias e que teve no dedicado jornalista Artur Madeira o seu coordenador.


Mário Alberto Ferreira Moniz Pereira, de seu nome completo, nasceu em Lisboa (1921), cidade em que viria a falecer aos 95 anos, quando corria o ano de 2016. Atleta em várias modalidades (atletismo, andebol, basquetebol, futebol, hóquei patinado, ténis de mesa, voleibol, etc.), licenciou-se no ex – Instituto Nacional de Educação Física (INEF), hoje Faculdade de Motricidade, onde exerceu a docência durante 27 anos. Esteve presente em 12 Jogos Olímpicos, 13 Campeonato da Europa e 21 Mundiais de Crosse, sendo como foi definido «um fazedor de campeões» (Carlos Lopes, Fernando Mamede, os irmãos Castro, Francis Obikelu, Naide Gomes, etc.).


Não esquecemos também o Professor Moniz Nogueira como exímio pianista e destacado compositor, havendo composto músicas para conhecidos e famosos artistas – Amália Rodrigues, Lucília do Carmo, Carlos do Carmo, Carlos Ramos, Tony de Matos e outros.


Se hoje recebe a nossa admiração e apreço, em vida o «Senhor Atletismo» foi distinguido com altas condecorações, entre as quais: a Comenda e o Grande Oficialato da Ordem do Infante Dom Henrique, a Comenda da Ordem da Instrução Pública e o Emblema de Ouro da AEA (Associação Europeia de Atletismo), que é a mais alta distinção individual desta entidade.


Também escreveu vários livros sobre a modalidade («Manual de Atletismo», «Carlos Lopes e a Escola Portuguesa de Meio Fundo», etc.).
Vários e fortes laços o ligam a Faro. Daí a plena justiça e oportunidade desta tertúlia/tributo, uma homenagem ao Professor Moniz Nogueira, o «Senhor Atletismo».

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.