CRÓNICA DE FARO: “Maria Baixinha” – Uma Homenagem às Lavadeiras de Portugal

De seu nome próprio Maria Rosária, nascida em 1907 e falecida já no século XXI (2004) e conhecida, pela sua compleição física como «Maria Baixinha» é tida e havida como «a última lavadeira que, em Lisboa, exercia o seu mister» lavando e entregando no domicílio das suas clientes a roupa lavada, o que aconteceu até á proveta idade de 88 anos na vivência de 1995.

«Maria Baixinha» é afinal a referência da existência das conhecidas lavadeiras que recolhiam e lavavam a roupa em locais próprios ou nas próprias ribeiras ou cursos de água, e celebrizadas inclusive em canções («Oh rio ai não te canses, ai que o sabão não mata, ai até lava os peixes e torna-os cor de prata»…) ou no cinema (caso da «Maria Papoila» e de outras manifestações pictóricas.

Conhecemos durante anos o que acontecia aqui em Faro em que esta plêiade laboriosas obreiras se havia, com uma dedicação e fidelidade às «suas senhoras», trabalhando «à ponta de uma pedra», como minha saudosa avó paterna Maria Francisca o dizia e de cujo trabalho, em que muitas vezes participei ali na Horta do Colégio (Rua Almeida Garrett), quer ajudando-a a pendurar e a recolher ou a entregar a roupa lavada às suas proprietárias nos mais distantes locais da cidade (Ruas Frederico Lécor, Conselheiro Bivar, Caçadores 4…). Desse seu trabalho vinha o sustento da família, a cuja situação de viuvez tinha que responder com o seu honrado trabalho. Eram dezenas na capital sulina como o eram às dezenas de milhar em todo o País. Outros tempos…

Assim esta lavandaria «Maria Baixinha» inaugurada há tempos na Rua General Teófilo da Trindade, n.º 48, representa uma homenagem a todas as lavadeiras de Portugal na referência e lembrança de memória daquela figura da vida lisboeta que houve este mister!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.