CRÓNICA DE FARO: Mário da Encarnação, um servidor do Algarve!

Deixou-nos, na véspera de completar 93 anos (17 abril de 1925) o admirado farense Mário José da Encarnação, um homem que na sua humilde simplicidade, mas no seu incomensurável valor, prestou, toda a vida ativa, ímpares serviços à Região Mãe. O “Márinho”, assim por todos afetuosamente e num respeito onde a estima e o apreço se fundiam, foi ao longo de oito décadas, um homem bom, generoso e sempre disponível, que mormente na música e no desporto, deixa o seu honrado nome assinalado.
Era, talvez e quanto a nós, um dos maiores folcloristas algarvios, ligado não apenas historicamente ao histórico Grupo Folclórico de Faro, decano dos seus congéneres na Região (desde o tempo de Henrique Ramos, Tomás Bento, Marceliana Paixão, Berta Santos, António Leal, Virgílio Carminho, Paquito e tantos outros cuja saudosa lembrança está sempre presente no nosso espírito), como a muito outros agrupamentos (conceição de Faro, ARPI, etc), mas pelo seu muito saber que tinha sobre as danças, músicas, trajes e outros ADNs do Algarve. Na Música foi um dos melhores violas que, durante anos, se incluía nos melhores, mais cotados e requeridos conjuntos farenses, animando bailes e espetáculos e exímio intérprete instrumental.
Exímio bilharista (os seus “shows” no Acordeão ou no Café Antão) sideravam os que assistiam, notável xadrezista, foi, num apoio pleno e de mão dadas com o sempre saudoso prof. Fortes Ricardo, um “verdadeiro lançador” da fundação de várias Associações Regionais, casos do atletismo, andebol, voleibol, ténis de mesa, etc. e nas mesmas prosseguiu o seu total apoio como dirigente e juiz. Ressaltamos o caso de juiz/árbitro, de que se manteve, talvez, como o mais veterano do País do Atletismo, constituindo, a todos os títulos e por todas as razões, em autêntico modelo.
Deixou-nos um verdadeiro servidor da Terra Mãe, a saudade e o orgulho de havermos sido seu amigo, são monumento à grandeza que, na vida, foi o Mário José da Encarnação (“Márinho”).

 

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.