CRÓNICA DE FARO: Merecida homenagem

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Merecida homenagem a um “farense” nascido em Messines

Foi na mediática Vila de São Bartolomeu de Messines, terra dessa figura maior da Grei Algarvia, que foi o poeta e pedagogo João de Deus Ramos (João de Deus), que nasceu aquele que, com esforço, inteligência e vontade é hoje uma estrela da constelação da inteligência regional, o Dr. Teodomiro Cabrita Neto.

Veio para a cidade capital sulina era menino e moço, a fim de prosseguir estudos e sempre o motivaram as grandes questões históricas, documentais e vivenciais, como a estrada da «res publica», no sentido sobretudo no que importava e importa à democracia, à liberdade e aos problemas sociais na sua dimensão humana e universal. Por aqui estudou, que foi sempre uma das suas grandes paixões; conviveu com marcantes figuras da cultura e da arte; amou e foi amado, como o concretiza o matrimónio havido e mantido com uma respeitável senhora farense; havendo deste casal provecto surgido filhos e netos, que são uma riqueza da urbe farense e de modo próprio do meu bairro natal, o quinhentista bairro da Ribeira.

A vida levou-o, como a tantos outros aconteceu a ter que um dia ou uma noite, que noite é sempre nestas questões de «perseguido pelas suas ideias», a terras de França e Aragança, onde os seus dotes, então em «terra livre de opressões» , o consagraram na forte aposta da vertente intelectual de historiador e sociólogo, lecionando em prestigiadas escolas. Retornou a Faro, cidade onde tem vivido o soma-tório maior de vida, que desejamos longa e para além das funções pedagógicas na Escola Tomás Cabreira, tem sido um dos mais incisivos agentes culturais do Algarve, quer proferindo palestras, apresentações de livros, investigando e publicando uma vasta referência de livros do mais acendrado valor histórico e cultural, a par da escrita como dramaturgo, biógrafo, ensaísta e tudo o que às letras e artes importa.

A Junta de Freguesia de São Bartolomeu tomou a justa, consciente e merecida deliberação de dar o honrado nome de Teodomiro Cabrita Neto a uma artéria da sua terra natal, o que muito orgulha os messinenses e eleva o ego das gentes de Faro. Saudamos o escritor, o jornalista e o democrata por esta homenagem prestada em vida, o que nem sempre acontece!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.