CRÓNICA DE FARO: Merecida homenagem

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Merecida homenagem a um “farense” nascido em Messines

Foi na mediática Vila de São Bartolomeu de Messines, terra dessa figura maior da Grei Algarvia, que foi o poeta e pedagogo João de Deus Ramos (João de Deus), que nasceu aquele que, com esforço, inteligência e vontade é hoje uma estrela da constelação da inteligência regional, o Dr. Teodomiro Cabrita Neto.

Veio para a cidade capital sulina era menino e moço, a fim de prosseguir estudos e sempre o motivaram as grandes questões históricas, documentais e vivenciais, como a estrada da «res publica», no sentido sobretudo no que importava e importa à democracia, à liberdade e aos problemas sociais na sua dimensão humana e universal. Por aqui estudou, que foi sempre uma das suas grandes paixões; conviveu com marcantes figuras da cultura e da arte; amou e foi amado, como o concretiza o matrimónio havido e mantido com uma respeitável senhora farense; havendo deste casal provecto surgido filhos e netos, que são uma riqueza da urbe farense e de modo próprio do meu bairro natal, o quinhentista bairro da Ribeira.

A vida levou-o, como a tantos outros aconteceu a ter que um dia ou uma noite, que noite é sempre nestas questões de «perseguido pelas suas ideias», a terras de França e Aragança, onde os seus dotes, então em «terra livre de opressões» , o consagraram na forte aposta da vertente intelectual de historiador e sociólogo, lecionando em prestigiadas escolas. Retornou a Faro, cidade onde tem vivido o soma-tório maior de vida, que desejamos longa e para além das funções pedagógicas na Escola Tomás Cabreira, tem sido um dos mais incisivos agentes culturais do Algarve, quer proferindo palestras, apresentações de livros, investigando e publicando uma vasta referência de livros do mais acendrado valor histórico e cultural, a par da escrita como dramaturgo, biógrafo, ensaísta e tudo o que às letras e artes importa.

A Junta de Freguesia de São Bartolomeu tomou a justa, consciente e merecida deliberação de dar o honrado nome de Teodomiro Cabrita Neto a uma artéria da sua terra natal, o que muito orgulha os messinenses e eleva o ego das gentes de Faro. Saudamos o escritor, o jornalista e o democrata por esta homenagem prestada em vida, o que nem sempre acontece!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.