CRÓNICA DE FARO: Morreu o professor Américo!

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Quando nos alvores daquela manhã soalheira de gosto o dedicado costeleta José Félix nos telefonou de Lisboa e onde é um dos esteiros da nossa Associação e dileto amigo do saudoso extinto, dando conta da sua partida para a Eternidade, um simples de saudade, de mágoa e de infelicidade nos inundou. O professor Américo José Nunes da Costa, para todos nós o professor Américo que surgiu um jovem pleutórico, pleno de energia, de vontade pedagógica e de sonhos, naquele Outubro de 1947 que desde aquele ano surgira como um mestre e um amigo, porque o era de toda a malta da Serpa Pinto e depois da Tomás Cabreira.

Simples como um companheiro que sempre o foi, solidário como sempre na vida se soube haver, cheio daquela vitalidade que nos empurrava voluntariamente para o novo «hóquei palmadinhas» e quejandos e com uma fraternidade natural e congénita que era um abraço permanente em momento difícil o professor Américo era bem querido e estimado, também, pela sociedade farense destes anos 50 que o acolhia de braços abertos, de modo próprio, quando ao fim da tarde, se extasiava ali por esse recordado centro cívico farense que era a barbearia do João Veríssimo (um dos maiores amadores teatrais que Faro houve).

Era vê-lo, a transbordar de felicidade. Quando reencontrava os «seus meninos» ou deles tinha informes, vibrando ao rubro com os seus êxitos e dando-nos o ombro amigo para a ressaca quando o infortúnio acontecia.
De tal tivemos um inequívoco testemunho por parte de seus saudosos e dedicados filhos ao colocarem ao dispor da sua e nossa Associação dos Costeletas (antigos alunos das Escola Pedro Nunes, Tomás Cabreira, Serpa Pinto e Industrial e Comercial de Faro) o espólio referente aos anos e ligações que com esta cidade de Santa maria de Faro tivera. Um monumento autêntico na recordação e na lembrança para quem nunca se deve nem esquecer do sempre lembrado PROFESSOR AMÉRICO!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.