CRÓNICA DE FARO: Na morte de um escritor farense

É inevitável mas custa sempre. A notícia da morte do escritor natural da farense freguesia de São Pedro, Dr. José de Matos Guita, “moço do meu tempo” foi daquelas que, nos últimos tempos, nos deixou tristes e afetados com este final da humana vida. Membro de uma das mais respeitadas e tradicionais famílias da capital sulina, este professor e escritor amava com toso o afã sua terra natal e a ela lhe dedicava um querer bem concretizado nas agradáveis conversas que periodicamente eram proporcionadas nas esplanadas dos cafés da nossa “calle mayor”, a Rua de Santo António, quando aqui voltava nas suas “romagens de saudade”.
O Dr. José de Matos Guita, a que nos uniam laços vários e à famílias de ambos, neto que era da sempre saudosamente querida “Comadre Guita”, que outro nome lhe não conhecemos, assinou vários livros, mormente focando a Faro dos tempos idos. Foi em 1937 (gémeos que o éramos no ano de nascença) que “Zé Guita”, que outra forma não queria que o tratássemos, veio ao mundo.
Frequentou a escola primária e o liceu (1948/55) nesta nossa urbe e licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras das Universidade Clássica de Lisboa, sendo a tese de licenciatura assinada pelo eminente mestre que foi o professor Jorge Borges de Macedo. Este trabalho foi distinguido, pelo seu valor e mérito, no concurso Henriquinino (1960) aquando do V centenário da morte do Infante D. Henrique, o que diz bem dos méritos e valores deste cidadão farense. Era um colaborador habitual, na secção “Vistos e Vistas” dos Anais do Município de Faro”, valioso arquivo das coisas do concelho e da região, que o saudoso académico Professor Pinheiro e Rosa criou, que o Dr. Libertário Viegas prosseguiu com empenho na sua direcção e que tem, presentemente como responsável a figura eminente do prof. Romero de Magalhães, mestre na Universidade de Coimbra.
A vida profissional do “Zé Guita” foi o ensino havendo leccionado nos liceus de Santarém, Oeiras e Passos Manuel (Lisboa), no ISLA (Instituto Superior de Línguas e Administração) e no Colégio Militar, instituição onde desempenhou destacadas funções, sendo a “História Contemporânea” a disciplina que mais o ocupou em termos pedagógicos. Neste desfilar de lembranças não pudemos olvidar o curso por ele leccionado em Bruxelas, no âmbito do programa Erasmus sobre Cultura Portuguesa.
Morreu o Dr. José de Matos Guita, o “Zé Guita”, que era o vocativo de tratamento nos encontros já referidos. A cidade e o Algarve estão mais pobres. À sentida nota do município com expressivas condolências à família juntamos a nossa saudade e a nossa homenagem!

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

1 COMENTÁRIO

  1. Ao ZÈ GUITA,colega mais velho de Liceu,que após a reforma quando retornou a faro,diariamente nos encontrávamos no Forum, sempre me cumprimentava com um SENHOR Presidente, o meu adeus de saudade,À Família o meu sentido pesar.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.