Crónica de Faro: Na morte do poeta

Tinha evidente, justificado e natural orgulho em haver nascido em Faro, no ano de 1941, esse grande nome da literatura portuguesa que foi GASTÃO CRUZ. A sua dedicação à cidade era mais que notória. Conhecíamos o Gastão Cruz desde menino e moço, quando habitava, tal como nós, na Rua Baptista Lopes. Ele era sempre dado a essas «coisas do espírito», sempre mais votado ao intelecto do que aquela vadiagem própria da idade e do tempo, com a «trapeira de meias», ali no Largo da Mota, entre as «lojas múltiplas» dos srs. José da Capela e João, que vinha do Faro Rural (Pontes de Marchil? Santa Bárbara de Nexe?…


O Gastão era de outra gente, de outro grupo, de certa elite que dá nome, prestígio e «mais valia a qualquer burgo. Era do grupo do saudoso e malogrado, também poeta e de que valia, que era o também jovem João Passos Valente, filho da D. Marília Rita da Palma e do advogado dr. João Passos Valente.


Convivia connosco, a «plebe» das Ruas Baptista Lopes, da Mota, da Vasco da Gama, da Lethes, dos Largos Terreiro do Bispo (Largo da Palmeira) e do Sol Posto, mas nada de futebóis. Sim coisas do espírito. Tínhamos a maior simpatia e apreço pelo Gastão e Irmã, a dra. Isabel, que foi pró-reitora da Universidade do Algarve. Estudante do Liceu João de Deus, em Faro, licenciou-se em Filologia Germãnica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e exerceu o magistério secundário, profissionalmente. Foi também «Leitor de Português» (1980 / 86) no «King,s College», em Londres e director / fundador do Teatro de Alfama / Teatro da Ajuda. Mas é na arte poética que Gastão Cruz alcançou a sua expressão maior. Em 1961, com 19 anos e num movimento intrinsecamente ligado a Faro («Poesia Sul») publicou o primeiro livro «A morte percutiva». Depois foi toda uma série de valiosos livros que lhe valeram prémios («Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho – 2019») e as distinções honoríficas pelo seu labor intelectual («Grande oficial da Ordem do Infante D. Henrique» e «Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura», entre outras altas qualificações.


Morreu o Poeta Gastão Cruz. Foi-o no Hospital Egas Moniz, m Lisboa. Faro e o Algarve estão de luto porque tinham em Gastão Cruz, um dos mais expressivos poetas deste nosso tempo.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.