CRÓNICA DE FARO: "Nem um cêntimo do erário público"

É assim, com a clara mas real frieza dos números, que o Relatório e Contas da AEDMADA (Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Doente Diabético do Algarve) referente ao ano findo, expressa a falta de apoios das entidades governamentais para com a valiosa ação desenvolvida por esta prestigiada e dinâmica instituição no combate a uma das mais preocupantes pandemias do nosso tempo.
Contando atualmente com mais de 400 associados de todo o Algarve a AEDMADA, cuja clínica de diabetes e doenças metabólicas foi aberta em 2006 graças à dedicação, empenho e competência de um dos mais acrisolados médicos no combate a este flagelo, o Dr. Eurico Gomes (Prémio Carreira 2018 da Sociedade Portuguesa de Diabetologia) necessita da compreensão, apoio e carinho do sector público, de modo próprio do que se encontra ligado à saúde ou à defesa dos cidadãos, caso das autarquias, de que apenas um reduzido número, no caso algarvio, mantem protocolos com a associação. Importa referir que há oito anos o protocolo com a ARS (Administração Regional de Saúde) aguarda a necessária, urgente e fundamental assinatura que liberte no quadro legal instituído os meios necessários a um desejado intervencionismo nesta delicada e pragmática área da doença, de modo próprio na sua prevenção e redução do elevado número de diabéticos com todo o seu sinistro e indesejável cortejo de mazelas, pois que “a diabetes mellitus é uma doença crónica e progressiva, que pode trazer graves consequências para a saúde e bem-estar individual e está associada a elevados custos sociais e dos sistemas de saúde”. Como se lê, neste documento: “Continuámos a identificar a necessidade de uma maior aposta na Gestão Integrada da Doença Crónica e uma maior aposta e reforço nos cuidados primários de saúde”.
São caminhos que definem claros e esclarecedores caminhos a trilhar nesta área para que o número de diabéticos (talvez mais de 40 mil no Algarve) possa ser reduzido, tal como se objetiva para diminuir a percentagem de indivíduos com diabetes não diagnosticada através da avaliação de risco e diagnóstico e tratamento precoce, reduzindo as hospitalizações por complicações causadas pela doença e diminuir o número de amputações maior ao pé diabético.
Esta missão desenvolvida pelo entusiasmo de quantos estão empenhadas na AEDMADA merece seja revista a posição das entidades do poder local e, de sobremodo, dos responsáveis pela saúde na nossa região.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.