Crónica de Faro: O Farense Brito Cabreira e o fim do absolutismo

Ocorreu no dia 24 de Agosto o 2.º centenário da «Revolução Liberal do Porto», significativo acontecimento histórico em que teve um papel relevante o farense Coronel Sebastião Drago Valente de Brito Cabreira. O movimento insurreicional teve como causas imediatas o retorno da Família Real, exilada no Brasil a Portugal e o avanço para a Constituição Política de 1822. Esta havia de assinalar o fim do absolutismo régio início do liberalismo entre nós.


Faro ficou assim pelo empenho marcante de Brito Cabreira ligada a uma profunda alteração na vida cívica do País, bem como pela imediata adesão dos responsáveis locais ao liberalismo.


Brito Cabreira, que tem o seu honrado nome homenageado na toponímia citadina (artéria de ligação das Ruas do Alportel e Horta Machado), nasceu nesta cidade a 6 de Janeiro de 1763 (Dia de Reis) e faleceu no Porto, com 70 anos, a 2 de Junho de 1833, quando ainda decorria a Guerra Civil entre absolutistas e liberais. Desde jovem que este destemido militar e também bacharel em Matemáticas pela Universidade de Coimbra se revelara um árduo defensor dos interesses pátrios lutando pela expulsão do exército napoleónico e outras contendas. Entre outras relevantes funções Brito Cabreira foi, após a «Revolução Liberal do Porto», Vice-Presidente da Junta Provisória do Governo Supremo do Reino e, entre 1821 e 1823, Governador do Reino do Algarve, então sediado na cidade de Tavira.


Volvidos dois séculos recordar aquele Movimento é lembrar a memória e os feitos do ilustre farense que foi o Coronel Sebastião Drago Valente de BRITO CABREIRA.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.